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E. F. Central do
Brasil (1899-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SILVA
XAVIER
Município de Sete Lagoas, MG |
Linha do Centro - km 705,279 (1928) |
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MG-0529 |
Altitude: 718 m |
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Inauguração: 20.02.1899 |
Uso atual: abandonada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Silva Xavier foi inaugurada em 1899: "Foram mais
abertas ao trafego as seguintes estações: a 20 de fevereiro,
a estação terminal da linha do Centro, Silva Xavier,
no ponto denominado Cascudos (...)" (Memória Histórica
da EFCB, 1908, p. 488). Homenageava Joaquim José da
Silva Xavier, o Tiradentes. Notar que ela foi por algum
tempo o final da linha
ACIMA: O dístico da estação
de Silva Xavier ainda resiste, sobre um mais antigo, em junho de 2008
(Foto Alzira Carvalho). ABAIXO: Quase cem anos antes, em 1910, ali
estava parado o trem especial de inspeção da Central
do Brasil, vendo-se Francisco Sá, Paulo de Frontin e outros
membros (A Careta, 4/6/1910).
ACIMA: Notícia de 1908 (Jornal O Estado
de S. Paulo, 11/12/2008, coluna "Há Um Século").
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principal da ferrovia. Em
1928 ainda atendia ao núcleo colonial João
Pinheiro, citado ao lado, nas terras da antiga fazenda
Ponte Nova, a 15 km da estação. Havia ali
também próximo um patronato e o distrito de
Jequitibá, na margem do rio das Velhas. O prédio
da estação estava abandonado em 2003 e assim
continuava em 2008. "Vi seu site e identifiquei a
estação de Silva Xavier, onde eu, há 40 anos atrás, desembarcava
para desfrutar férias e fins de semana, na deliciosa cidade
do mesmo nome onde minha família tinha uma fazenda. Fiquei
feliz ao ver que existia muito dela
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ainda e não contive ao ímpeto de passar o último feriado por lá.
Fotografei a estação e observei que ela já está sofrendo depredações
como a de Carvalho de Almeida e está em pior estado do que na data
em que Pedro Paulo a fotografou. Mando-lhe algumas fotos atuais, já
sem portas, janelas e algumas telhas" (Alzira Carvalho,
junho de 2008). |
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A estação em 2003. Foto Pedro Paulo Resende |
A estação abandonada, em junho de 2008. Foto Alzira
Carvalho |
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Atualização:
02.01.2014
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