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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Venceslau Braz
Silva Xavier
Carvalho de Almeida
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1899-1975)
RFFSA (1975-1996)
SILVA XAVIER
Município de Sete Lagoas, MG
Linha do Centro - km 705,279 (1928)   MG-0529
Altitude: 718 m   Inauguração: 20.02.1899
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Silva Xavier foi inaugurada em 1899: "Foram mais abertas ao trafego as seguintes estações: a 20 de fevereiro, a estação terminal da linha do Centro, Silva Xavier, no ponto denominado Cascudos (...)" (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 488). Homenageava Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Notar que ela foi por algum tempo o final da linha

ACIMA: O dístico da estação de Silva Xavier ainda resiste, sobre um mais antigo, em junho de 2008 (Foto Alzira Carvalho). ABAIXO: Quase cem anos antes, em 1910, ali estava parado o trem especial de inspeção da Central do Brasil, vendo-se Francisco Sá, Paulo de Frontin e outros membros (A Careta, 4/6/1910).

ACIMA: Notícia de 1908 (Jornal O Estado de S. Paulo, 11/12/2008, coluna "Há Um Século").
principal da ferrovia. Em 1928 ainda atendia ao núcleo colonial João Pinheiro, citado ao lado, nas terras da antiga fazenda Ponte Nova, a 15 km da estação. Havia ali também próximo um patronato e o distrito de Jequitibá, na margem do rio das Velhas. O prédio da estação estava abandonado em 2003 e assim continuava em 2008. "Vi seu site e identifiquei a estação de Silva Xavier, onde eu, há 40 anos atrás, desembarcava para desfrutar férias e fins de semana, na deliciosa cidade do mesmo nome onde minha família tinha uma fazenda. Fiquei feliz ao ver que existia muito dela
ainda e não contive ao ímpeto de passar o último feriado por lá. Fotografei a estação e observei que ela já está sofrendo depredações como a de Carvalho de Almeida e está em pior estado do que na data em que Pedro Paulo a fotografou. Mando-lhe algumas fotos atuais, já sem portas, janelas e algumas telhas" (Alzira Carvalho, junho de 2008).
     

A estação em 2003. Foto Pedro Paulo Resende

A estação abandonada, em junho de 2008. Foto Alzira Carvalho
 
     
Atualização: 02.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.