A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Aporá
Vaca Selada
Marísia
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

Linha do Centro - 1931
...
 
E. F. Central do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
VACA SELADA
Município de Corinto, MG
Linha do Centro - km 882,000 (1928)   MG-4569
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Vaca Selada não tem data de inauguração conhecida. Chamou-se originalmente Quilômetro 882. Já existia em 1931.

O livro de Max Vasconcellos, de 1928, não mostrava a parada, o que sugere que ela deva ter sido instalada depois deste ano. Em 1931 os trens principiaram a parar nela (ver caixa abaixo).

Em 2001 já nada mais restava dela, nem plataforma.



1931
AO LADO:
A parada citada era a de Vaca Selada - a quilometragem correta era 882 e não 582 como consta no artigo (O Estado de S. Paulo, 4/1/1931).

ACIMA: A linha passa pela localidade de Vaca Selada em 2011, sentido Augusto de Lima (Autor desconhecido).

(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     
 
     
     
Atualização: 05.03.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.