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E. F. Central do
Brasil (c.1935-1963) |
MATADOURO
Município de Belo Horizonte, MG |
Ramal do Matadouro - km 607,039
(1960) |
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MG-4560 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal do Matadouro foi aberto com 7,1 km em data desconhecida (entre
1928 e 1936). A região, antes um descampado, a partir do final
dos anos 1930 passou a ser urbanizada e hoje faz parte da zona norte
da capital mineira. e desativado por volta de 1970. Seus trilhos foram
arrancados em grande parte do traçado, existindo ainda pequenos
trechos escondidos pelo mato. O ponto final do ramal, pelo menos para
os trens de subúrbios, passou a ser o Posto 651, pouco mais
de um quilômetro antes do Matadouro, a partir de 1963. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Matadouro, também chamada de Matadouro Modelo,
foi inaugurada em data não identificada. Sabe-se que já
existia em 1937, quando era a ponta e a única estação
do ramal do mesmo nome, que tinha cerca de 7,1 km.
Em 1913, já existia uma estação no Matadouro,
que, em 11 de setembro deste ano, recebera o nome de Mariano de
Abreu (O Estado de S. Paulo, 12/9/1913). Seria a mesma
estação?
Em 1917, o Guia Levi citava uma estação, com o nome
Matadouro, situada entre as estações de Freitas
e de Belo Horizonte - mas em citar sua quilometragem, o que
era praxe no Guia. Ficaria esta estação na mesma linha
ou teria saída por um ramal, com o trem indo e voltando para
retomar a linha Belo Horizonte-General Carneiro? Por que o
nome Mariano de Abreu não foi citado ou adotado?
Em 1930, o Guia Levi não citava nenhuma estação
com o nome de Matadouro, nem qualquer ramal.
Em fins de 1934,
a Central anunciou a mconstrução de um ramal ligando a estação de Belo Horizonte ao Matadouro Modelo.
O ramal passou a transportar passageiros com trens de subúrbio
a partir de 1953 até o Matadouro. Isto é o que
indica o Guia Levi deste ano. Seria a mesma estação
anterior, de 1913? Na verdade, havia paradas: em 1955, eram 5 - Boa
Vista, Viaduto, Laginha e
Ipiranga. O trem de subúrbio fazia o ramal (Horto-Matadouro)
em 20 minutos - 4 horários por dia. São citados trens
de passageiros no ramal, de 1953 a 1971 (Fonte: Guias Levi).
De 1963 até o final, o trem não ia mais até Matadouro,
mas sim até um certo Posto 651 - este a 6 km da estação
do Horto - tomando para isso não mais 20 minutos, mas
sim 15 apenas, a partir do Horto. O ramal deixou de ser utilizado
nos anos 1970.
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1929
AO LADO: Inauguração da linha dupla no ramal de Matadouru pela Central (O
Estado de S. Paulo, 12/12/1934). |
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1934
AO LADO: A Central anuncia a construção de um ramal para o Matadouro Modelo (O
Estado de S. Paulo, 12/12/1934). |
ACIMA: A estação de Horto Florestal
e o ramal do Matadouro (assinalado com uma flecha), em mapa de 1936,
seguindo até a estação do Matadouro (acima, no
mapa) (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Mapa
de Belo Horizonte, 1936 - cortesia Alexandre Gurgel Martins).
(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1913;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-81) |
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Atualização:
07.04.2022
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