|
|
E. F. Central do Brasil (1942-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SARAMENHA
Município de Ouro Preto, MG |
Ramal de Ponte Nova - km 538,533 (1960) |
|
MG-3403 |
Altitude: 1.080 m |
|
Inauguração: 12.10.1942 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da estação
de Burnier, se atingir Ouro Preto, então capital da Província,
de forma que ela se ligasse com o Rio de Janeiro por via férrea.
Somente mais tarde, entre 1914 e 1926, é que foi construído
o trecho que chegaria até Ponte Nova. Por uma resolução
da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964, o ramal passou a ser operado pela Leopoldina.
Até 1980 ainda havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente
o ramal da Ponte Nova está desativado, tanto para passageiros
como para cargas. Seus trilhos foram praticamente todos arrancados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Saramenha foi inaugurada em 1942.
Em Saramenha, um bairro de Ouro Preto, havia já em 1937 uma fábrica de produtos químicos que produzia ácido sulfúrico e sulfato de cobre, além de explorar minério de manganês. A estação teria sido aberta para atender aos trabalhadores da fábrica e à vila.
Não consegui fotos da estação e nem sei se ela ainda existe.
ACIMA: Em foto de 1937, o ramal de Ponte Nova e galpões que podem ser justamente os da fábrica (O Cruzeiro, 9/10/1937). |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.08.2019
|
|