|
|
E. F. Central do
Brasil (1908-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LASSANCE
Município de Lassance, MG |
Ramal de Pirapora - km 918,989
(1928) |
|
MG-0080 |
Altitude: 529 m |
|
Inauguração: 27.02.1908 |
Uso atual: restaurada em 2016 |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Pirapora, que saía da estação de Corinto,
chegou em 1910 a Pirapora, às margens do rio São Francisco,
mas para curzar o rio através de uma ponte ferroviária,
levou 12 anos, quando foi inaugurada a estação de Independência
(Buritizeiro) na margem oposta. Nessa época, o trecho fazia
parte da Linha do Centro da Central do Brasil. Nos anos 1930, entretanto,
com a maior afluência de tráfego na linha para Monte
Azul, esta passou a ser parte do tronco e o trecho Corinto-Pirapora
passou a ser apenas um ramal. Na mesma época, Buritizeiro foi
desativada, junto com a ponte sobre o São Francisco. O ramal
nunca passou dali, ao contrário dos planos de 1922, que pretendiam
chegar a Belem do Pará. No final dos anos 1970, o tráfego
de passageiros foi desativado no trecho. A linha permanece ativa até
hoje (2003), pelo menos oficialmente. Ainda há trilhos sobre
a ponte do São Francisco... |
|
A ESTAÇÃO: Quando
a Central do Brasil chegou em 1907 com seu prolongamento da linha
em São Gonçalo das Tabocas, atual Lassance, encontrou um povoado já com escola,
pensão e alguns moradores. Ela imediatamente construiu um "estacionamento",
construindo as dependências necessárias ao serviço
e residências para os seus trabalhadores. Um dos engenheiros,
Antonio Lessa, erigiu ainda outras moradias e uma nova escola,
além de um salão para exibições artísticas
- anos depois transformada em Casa Paroquial.
Logo em seguida, um surto epidêmico atacou o povoado, inclusive
funcionários da Central. Mesmo assim, em 1908 foi inaugurada
a estação, com o nome de Lassance, homenagem
ao chefe da construção da EFCB em 1894 e responsável pela construção da estação, Ernesto Antonio
Lassance Cunha.
A partir daí o povoado começou a desenvolvolver-se,
tendo sido finalmente instalado como município em 1954.
A estação, em 2006 estava abandonada, depredada e em
ruínas. Ela fica fora da cidade, o que facilita a sua degradação.
"Lassance é uma cidadezinha muito calma. As construções
ao redor da estação são as mais antigas e bonitas. Nesta área também
não há asfalto. A cidade cresceu em direção à BR e a ferrovia
ficou esquecida. A estação tem 2 blocos. O que eu creio seja o mais
antigo (construção igual a Buritis) é o 100% em alvenaria. Creio que
posteriormente foi construído o 2o bloco de madeiras cruzadas e alvenaria.
Outra evidência disso é o nome "Lassance" escrito no dístico que ficou
coberto onde é o "hall" ou "lobby" entre os dois blocos (vide foto).
Uma bela casa da Central do Brasil serve de base para a PM do local"
(Rodrigo Cabredo, 08/2005).
Entre 2009 e 2015, a estação esteva em obras, mas pouco
havia progredido. Em 2016, foi entregue a estação restaurada.
ACIMA: Inauguração da estação de Lassance (O Malho,
7/3/1908).
ACIMA: Funcionários da Central do
Brasil na estação de Lassance em 1909, na época
ponto terminal da linha (O Malho, 24/7/1909).
ACIMA: Casas
em Lassance, no dia de sua inaugração em 1912 (O Malho, 7/12/1912).
|
1927
AO LADO: Descarrilamento
na estação de Lassance (O Estado de S.
Paulo, 23/1/1927).
|
ACIMA: A estação de Lassance em 1979 (Jornal da Tarde, 7/5/1979).
ACIMA: Belíssima casa ferroviária
em Lassance. ABAIXO: (esquerda) Casa do agente (chefe)
da estação, hoje sede da Polícia Militar na cidade.
(direita) Detalhe da casa mostrada acima, com uma "concha"
tendo nela inscrita o símbolo da EFCB (Fotos Gutierrez L. Coelho,
10/4/2009).
(Fontes: Rodrigo Cabredo; Gutierrez L. Coelho;
Wanderley Duck; Jonathan Sobral; Paulo Magno do Bem Filho; Pedro Paulo
Rezende; O Malho, 1909-1912; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de
Communicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.11.2022
|
|