A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Beltrão
Lassance
Porto Faria
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1908-1975)
RFFSA (1975-1996)
LASSANCE
Município de Lassance, MG
Ramal de Pirapora - km 918,989 (1928)   MG-0080
Altitude: 529 m   Inauguração: 27.02.1908
Uso atual: restaurada em 2016   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1908
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Pirapora, que saía da estação de Corinto, chegou em 1910 a Pirapora, às margens do rio São Francisco, mas para curzar o rio através de uma ponte ferroviária, levou 12 anos, quando foi inaugurada a estação de Independência (Buritizeiro) na margem oposta. Nessa época, o trecho fazia parte da Linha do Centro da Central do Brasil. Nos anos 1930, entretanto, com a maior afluência de tráfego na linha para Monte Azul, esta passou a ser parte do tronco e o trecho Corinto-Pirapora passou a ser apenas um ramal. Na mesma época, Buritizeiro foi desativada, junto com a ponte sobre o São Francisco. O ramal nunca passou dali, ao contrário dos planos de 1922, que pretendiam chegar a Belem do Pará. No final dos anos 1970, o tráfego de passageiros foi desativado no trecho. A linha permanece ativa até hoje (2003), pelo menos oficialmente. Ainda há trilhos sobre a ponte do São Francisco...
 
A ESTAÇÃO: Quando a Central do Brasil chegou em 1907 com seu prolongamento da linha em São Gonçalo das Tabocas, atual Lassance, encontrou um povoado já com escola, pensão e alguns moradores. Ela imediatamente construiu um "estacionamento", construindo as dependências necessárias ao serviço e residências para os seus trabalhadores. Um dos engenheiros, Antonio Lessa, erigiu ainda outras moradias e uma nova escola, além de um salão para exibições artísticas - anos depois transformada em Casa Paroquial.

Logo em seguida, um surto epidêmico atacou o povoado, inclusive funcionários da Central. Mesmo assim, em 1908 foi inaugurada a estação, com o nome de Lassance, homenagem ao chefe da construção da EFCB em 1894 e responsável pela construção da estação, Ernesto Antonio Lassance Cunha.

A partir daí o povoado começou a desenvolvolver-se, tendo sido finalmente instalado como município em 1954.

A estação, em 2006 estava abandonada, depredada e em ruínas. Ela fica fora da cidade, o que facilita a sua degradação.

"Lassance é uma cidadezinha muito calma. As construções ao redor da estação são as mais antigas e bonitas. Nesta área também não há asfalto. A cidade cresceu em direção à BR e a ferrovia ficou esquecida. A estação tem 2 blocos. O que eu creio seja o mais antigo (construção igual a Buritis) é o 100% em alvenaria. Creio que posteriormente foi construído o 2o bloco de madeiras cruzadas e alvenaria. Outra evidência disso é o nome "Lassance" escrito no dístico que ficou coberto onde é o "hall" ou "lobby" entre os dois blocos (vide foto). Uma bela casa da Central do Brasil serve de base para a PM do local" (Rodrigo Cabredo, 08/2005).

Entre 2009 e 2015, a estação esteva em obras, mas pouco havia progredido. Em 2016, foi entregue a estação restaurada.


ACIMA: Inauguração da estação de Lassance (O Malho, 7/3/1908).

ACIMA: Funcionários da Central do Brasil na estação de Lassance em 1909, na época ponto terminal da linha (O Malho, 24/7/1909).

ACIMA: Casas em Lassance, no dia de sua inaugração em 1912 (O Malho, 7/12/1912).

1927
AO LADO:
Descarrilamento na estação de Lassance (O Estado de S. Paulo, 23/1/1927).

ACIMA: A estação de Lassance em 1979 (Jornal da Tarde, 7/5/1979).

ACIMA: Belíssima casa ferroviária em Lassance. ABAIXO: (esquerda) Casa do agente (chefe) da estação, hoje sede da Polícia Militar na cidade. (direita) Detalhe da casa mostrada acima, com uma "concha" tendo nela inscrita o símbolo da EFCB (Fotos Gutierrez L. Coelho, 10/4/2009).

(Fontes: Rodrigo Cabredo; Gutierrez L. Coelho; Wanderley Duck; Jonathan Sobral; Paulo Magno do Bem Filho; Pedro Paulo Rezende; O Malho, 1909-1912; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Casa do chefe da estação em Lassance, em 1908. Acervo Jonathan Sobral

A estação em 1909. Foto cedida por Wanderley Duck

A estação, à esquerda na foto, em 1928. Foto Max Vasconcellos

A estação em 1956. Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXV, IBGE, 1957, p. 442

A estação em 07/2001. Foto Paulo Magno do Bem Filho

A estação em 01/2003. Foto Pedro Paulo Rezende

A estação em 01/2003. Foto Pedro Paulo Rezende
/
A estação em 01/2003. Foto Pedro Paulo Rezende

Casa da vila ferroviária da estação em 08/2005. Note a data: 1907 - ano antrior à inauguração da estação. Foto Rodrigo Cabredo

Detalhe da estação em 08/2005. Foto Rodrigo Cabredo

Detalhe da estação em 08/2005. Foto Rodrigo Cabredo

Detalhe da estação em 08/2005. Foto Rodrigo Cabredo


A estação em 08/2005. Foto Rodrigo Cabredo


A reforma estava parada em abril de 2009. Foto Gutierrez L. Coelho


A estação restaurada em 2016 (IPHAN)
     
Atualização: 16.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.