A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Penido
Valadares
Orvalho
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Central do Brasil (1924-1974)
VALADARES
(antiga ENGENHEIRO NAVARRO)
Município de Juiz de Fora, MG
Ramal de Lima Duarte - km 311,400 (1928)   MG-1251
Altitude: 677 m   Inauguração: 1924
Uso atual: moradia (2012)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Lima Duarte, em bitola de 1,60m, foi aberto ao tráfego em 1914 até a estação de Penido e somente em 1924 chegaria à estação seguinte, Valadares. Em 1926 alcançou sua extensão máxima, em Lima Duarte - 56 km. O projeto previa bitola métrica e para tanto foi construída bitola mista entre as estações de Juiz de Fora e de Benfica, na linha do Centro, pois o trem partia da primeira. Porém, acabou sendo aberto com bitola larga. O ramal deveria alcançar Bom Jardim de Minas, na linha da RMV, mas nunca foi completado, e por isso deveria ter a bitola métrica, que era a da RMV. Em 01/09/1974, o ramal foi suprimido. Porém, aparentemente já desde 1972 os trens de passageiros não mais circulavam no ramal.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1924 no local conhecido por Varzea do Carmo, com o nome de Engenheiro Navarro. O Guia Geral de 1926, no entanto, dá a data de inauguração como tendo sido em 1/3/1926.

"Tentaram batizá-la de Coronel Camilo Guedes, em homenagem a um importante fazendeiro em cujas terras foi erguida a estação e que muito fez pela chegada aos trilhos na região. Este logo recusou a homenagem, que foi prestada ao tal engenheiro Navarro, e logo em seguida trocada por uma homenagem ao então deputado federal Francisco Valadares, o maior defensor das obras do ramal Em 1926, já se chamava Valadares. O nome do engenheiro foi transferido para uma estação da linha do Centro em Bocaiuva, MG (Marco Antonio Silva, 05/2018)".

Em 2012, quase noventa anos depois, o prédio servia como moradia, enquanto o dístico desgastado ainda mostrava ao fundo o nome original da estação, por trás do atual.

1923
AO LADO: Os trilhos chegam a Varzea do Carmo, futura Valadares (O Estado de S. Paulo, 11/7/1923).

ACIMA: Trem inaugural na estação de Engenheiro Navarro em 1/5/1924. À frente, "senhoritas da sociedade de Juiz de Fora" (O Malho, 17/5/1924).

1926
AO LADO: Próximo a Valladares, uma que da barreira (O Estado de S. Paulo, 9/2/1926).

1926
AO LADO: Descarrilamento próximo a Valladares (O Estado de S. Paulo, 16/3/1926).
(Fontes: Diovanni Resende; Jorge A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; O Estado de S. Paulo, 1923 e 1926; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

A estação em agosto de 1993. Acervo Ceditur, cessão Diovanni Resende

A estação em 09/2001. Foto Jorge A. Ferreira

A estação de Valadares em 01/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 02/2009. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 28/12/2012. Foto Gutierrez L. Coelho
 
     
Atualização: 14.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.