|
|
E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARÃO
DE JAVARI
Município de Miguel Pereira, RJ |
Linha Auxiliar - km 113,169 (1928) |
|
RJ-1273 |
Altitude: 727 m |
|
Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: abandonada (2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA:A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Barão de Javari foi aberta em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Max Vasconcelos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram a mesma data de abertura. Seu nome homenageava o Barão, então diretor da Secretaria
da Câmara dos Deputados do Estado, Jorge João Dodsworth.
"Meu falecido pai tinha um restaurante na beira da rodovia
e bem de frente à passagem de nível ali existente. Barão de
Javari é um distrito de Miguel Pereira e era apenas uma pequena parada.
Não me lembro de nenhum prédio na estação. Ali existe um lago muito
bonito e é rodeado de hotéis, pousadas e residências por causa do
excelente clima, o 2º ou 3º melhor clima do Brasil. Contam que ali
existiu um cemitério de escravos e que estava localizado bem próximo
da parada, indo no sentido de Governador Portela, do lado esquerdo
de quem chega em Javari. Quando era pequeno e lá morei, ouvia muitas
histórias de casas mal assombradas. Nem pensava em sair de noite!
Com relação ao lago, contam que a cada 7 anos, no sétimo dia do mês
morria uma pessoa afogada e por mais incrível que pareça o corpo sumia
e só aparecia uma semana depois, sempre no mesmo lugar.
Outra coisa
da região é que por ser escondida na serra, havia muitas casas de
jogos clandestinas. Um dos fatos que marcou a minha infância naquele
local foi um acidente de trem ocorrido ali perto, em Fragoso, na descida
da serra no sentido do Rio, pois teriam colocado um cravo no boleto
do trilho e a locomotiva U5B descarrilou, provocando o tombamento
dos carros; dois deles rolaram por um barranco ao lado da linha. Por
coincidência, uma família inteira de amigos nos visitou voltou
nesse trem. Ainda me lembro que por ser uma pequena parada e o trem
estar vazio, todos se dispersaram entre os três últimos vagões. De
repente um grito de D. Nadir chamou todos para o ultimo carro da composição.
Pasme, só ficou no trilho o último carro. Eram 7 pessoas, uma
família inteira. Quando tomei conhecimento do acidente, vi minha mãe
chorando e mesmo contra a vontade de meu pai, montei no cavalo e fui
ao local pra ver já pensando no pior. Lá tive a satisfação de vê-los
vivos, mas também gente já sem vida" (Zaidan,
Rio de Janeiro, RJ, 08/2004).
ACIMA: Excursão em Barão de Javari (A Careta, 18/12/1909).
(Fontes: Zaidan; Marcello Talamo; Jorge A. Ferreira; A Careta, 1909;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1909. Um predio e plataforma de madeira.
A Careta, 28/12/1909 |
O presidente da República, Nilo Peçanha, e sua
comitiva na estação Barão de Javari, por
volta de 1910. Foto cedida por Marcello Talamo |
A estação em 11/2002, já aparentemente
uma plataforma com cobertura apenas. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 08/2008. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 2015. Foto Fernando Marietan |
|
|
|
|
Atualização:
15.06.2019
|
|