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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CAVARU
Município de Paraíba do Sul,
RJ |
Linha Auxiliar - km 151,630 (1928) |
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RJ-1268 |
Altitude: 381,700 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: centro de artesanato (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cavaru foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). . Seu nome, segundo Max
Vasconcellos, seria uma corruptela de cavalo, que o caipira
da região pronunciava cavaru.
Max Vasconcelos e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) também citam 1898 como sendo a data de abertura da estação. Quem estará correto?
Segundo também Max Vasconcellos, existiu antes de 1928 uma parada a dois quilômetros à frente de
Cavaru, de nome Medeiros, da qual em 1928 nâo
existiam nem vestígios.
Pelo visto, a parada citada havia existido com o nome de Medeiros (ver caixas abaixo, de 1918 e de 1918). A de Cavaru foi estabelecida em 1928 com este nome (ver caixa abaixo de 1918 e 1928).
Os trens de passageiros por ali desapareceram há muito, mas
em 27/09/2003 foi ativada uma linha turística com locomotiva
a vapor (na verdade, a gasolina) utilizando-se os trilhos abandonados
entre Cavaru e Paraíba do Sul. No mesmo dia
foi aberto um centro de artesanato no prédio da estação.
A linha não funcionou por muito tempo.
Em 2015 a estação estava em excelente estado externamente, mas sem uso conhecido por mim.
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1918
AO LADO: Cavaru (cessão Bruno Tavares, jornal desconhecido, 06/1918). |
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1928
AO LADO: Cavaru (cessão Bruno Tavares,jornal desconhecido, 01/12/1928). |
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1931
AO LADO: Desastre com morte próximo a Cavaru (O
Estado de S. Paulo, 6/1/1931).
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ACIMA: A estação de Cavaru
em alguma época depois de 1965, com um trem da Leopoldina,
que assumiu a linha em 1965 (Foto de revista não identificada,
acervo Carlos Roberto de Almeida).
(Fontes: Bruno Silva; Jorge Ferreira;
Carlos Latuff; Carlos Roberto de Almeida; Coaraci Camargo; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928) |
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A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves
Ferreira |
A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves
Ferreira |
A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves
Ferreira |
A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves
Ferreira |
Festa em Cavaru, em 27/09/2003. O trem voltou entre Paraiba
do Sul e a estação. A estação...
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...mudou de cor novamente e teve de volta o movimento de antigamente.
Fotos Carlos Latuff |
A estação em 2015. Foto Bruno Silva |
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Atualização:
19.06.2022
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