A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Andrade Costa
Cavaru
Medeiros
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
CAVARU
Município de Paraíba do Sul, RJ
Linha Auxiliar - km 151,630 (1928)   RJ-1268
Altitude: 381,700 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: centro de artesanato (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cavaru foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). . Seu nome, segundo Max Vasconcellos, seria uma corruptela de cavalo, que o caipira da região pronunciava cavaru.

Max Vasconcelos e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) também citam 1898 como sendo a data de abertura da estação. Quem estará correto?

Segundo também Max Vasconcellos, existiu antes de 1928 uma parada a dois quilômetros à frente de Cavaru, de nome Medeiros, da qual em 1928 nâo existiam nem vestígios.

Pelo visto, a parada citada havia existido com o nome de Medeiros (ver caixas abaixo, de 1918 e de 1918). A de Cavaru foi estabelecida em 1928 com este nome (ver caixa abaixo de 1918 e 1928).

Os trens de passageiros por ali desapareceram há muito, mas em 27/09/2003 foi ativada uma linha turística com locomotiva a vapor (na verdade, a gasolina) utilizando-se os trilhos abandonados entre Cavaru e Paraíba do Sul. No mesmo dia foi aberto um centro de artesanato no prédio da estação. A linha não funcionou por muito tempo.

Em 2015 a estação estava em excelente estado externamente, mas sem uso conhecido por mim.

1918
AO LADO:
Cavaru (
cessão Bruno Tavares, jornal desconhecido, 06/1918).

1928
AO LADO:
Cavaru (
cessão Bruno Tavares,jornal desconhecido, 01/12/1928).

1931
AO LADO:
Desastre com morte próximo a Cavaru (O Estado de S. Paulo, 6/1/1931).

ACIMA: A estação de Cavaru em alguma época depois de 1965, com um trem da Leopoldina, que assumiu a linha em 1965 (Foto de revista não identificada, acervo Carlos Roberto de Almeida).

(Fontes: Bruno Silva; Jorge Ferreira; Carlos Latuff; Carlos Roberto de Almeida; Coaraci Camargo; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

Festa em Cavaru, em 27/09/2003. O trem voltou entre Paraiba do Sul e a estação. A estação...

...mudou de cor novamente e teve de volta o movimento de antigamente. Fotos Carlos Latuff

A estação em 2015. Foto Bruno Silva
   
     
Atualização: 19.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.