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E. F. Dom Pedro
II - ramal de Porto Novo (1869-1890)
E. F. Central do Brasil - ramal de Porto Novo
(1890-1911)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CHIADOR
Município de Mar de Espanha, MG (1869?-1954)
Município de Chiador, MG (1954-) |
Linha Auxiliar - km 195,497 (1928) |
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RJ-1267 |
Altitude: 285 m |
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Inauguração: 27.07.1869 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Chiador foi inaugurada em 1869 no antigo povoado de Santo
Antonio dos Crioulos. O nome Chiador é atribuído
ao chiado que as corredeiras faziam no rio Paraíba e que eram
ouvidos por ali - o rio ficava a cerca de 500 metros da estação
- no ramal de Porto Novo da E. F. Dom Pedro II.
A estação
ferroviária é considerada a primeira inaugurada em solo mineiro (na verdade,
a estação de Santa Fé, também no
município, tem a mesma data de inauguração),
anterior mesmo às estações da linha
do Centro da Central
do Brasil, aberta um ano mais tarde.
Em 1960, como todo o
antigo ramal de Porto Novo, a estação
passou para o controle da Leopoldina. Apesar de ainda ter
uma linha operacional passando por ela - transporta cargueiros
de minério - está em ruínas, embora tenha
sido tombada em abril de 2003 pelo Patrimônio Histórico
do município de Chiador. Está situada
a 4,5 km da sede do município, totalmente isolada,
o que complica a sua conservação. Mas em tempos
não tão remotos, quando ainda funcionavam os
trens de passageiros da Central e depois da Leopoldina, a
estação era o centro das festas, mesmo sendo
tão afastada da cidade.
Segundo André Colombo,
pesquisador da Fundação Cultural Chico Boticário, sediada
em Rio Novo, MG, a
estação de Chiador foi construída com recursos
do império brasileiro em parceria com companhias inglesas.
"Há
poucos meses, a prefeitura local demonstrou interesse em adquirir
concessão sobre o imóvel, ainda nas mãos da Rede. Segundo informou
o assessor de Infra-estrutura e Desenvolvimento da Prefeitura, Jean
Carlos Mariota de Araújo, a estação de Chiador encontra-se há anos como está hoje, deteriorando um pouco mais a cada ano
e tendo material furtado pelos vizinhos. Enquanto a negociação com
o proprietário não sai do papel, o imóvel fica sem cuidados tanto
com a restauração quanto com a futura preservação" (A
Tribuna de Minas, 6/12/2006).
Em 2007, parece que ia. Não
foi. Até 2017, as ruínas só aumentaram.
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1890
AO LADO: A Estação do Chiador localizava-se no
município de Mar de Espanha. Pertencia à E. F. Central do Brasil
- Ramal de Porto Novo do Cunha. A agência da estação foi criada
em 31/05/1880. A mala postal para o Rio de Janeiro - Administração
Federal - seguia pela E. F. Central do Brasil - Ramal de Porto
Novo - até Entre Rios, atual Três Rios e daí, pela mesma ferrovia,
Linha do Centro até o destino (Texto e reprodução:
Márcio Protzner, 03/2009).
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1892
AO LADO: O trem descarrilou entre Anta e Chiador (O Estado de S. Paulo, 17/2/1892). |
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1940
À ESQUERDA: Desabamento de aterro entre a estação de Penha Longa e a de Chiador (escrita "Chiados" na reportagem) causa problemas no tráfego. A quilometragem citada foi a de 179, mas as estações ficam nos quilômetros 191 e 195. (O Estado de S. Paulo, 10/1/1940). |
ACIMA: A estação de Chiador quando
ainda funcionava e ainda inteira. A foto é de 1948. Existirá
ainda o casarão do outro lado da linha, em primeiro plano,
nos dias de hoje? (Acervo Edson de Lima Lucas).
ACIMA: A estação
em 28/12/2012 (Foto Gutierrez L. Coelho).
ACIMA:
A distância entre a pequena sede do município de Chiador
(no alto) e a estação (embaixo, exatamente na grande
curva em U que faz a estrada). Em baixo, no canto direito, o rio Paraíba
do Sul (Google Maps, 2012).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Edson de Lima Lucas; Márcio Protzner;
Gabriel Antonoff; Jorge Alves Ferreira; Hugo Caramuru; Google Maps,
2012; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Isaura Rocha, do jornal A Tribuna de Minas, 08/2003; A Tribuna
de Minas, 6/12/2006; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, 1958; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958, vol. XXIV, p. 442 |
A estação, já em ruínas em 1985.
Foto Hugo Caramuru |
A estação de Chiador, em 03/2002. Foto Jorge Alves
Ferreira |
A estação de Chiador, em 03/2002. Foto Jorge Alves
Ferreira |
Ruínas da estação de Chiador, em 03/2002.
Foto Jorge Alves Ferreira |
Apesar das promessas, em março de 2008, a estação
de Chiador... |
...continua em ruínas. Fotos Jorge A. Ferreira |
A estação ainda em ruínas, setembro de
2010. Foto Gabriel Antonoff |
A estação em 28/12/2012. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 2017. Foto Jean Cerqueira |
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Atualização:
18.11.2022
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