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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Miguel Pereira
Eng. Lauro de Miranda
Pedras Ruivas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (?-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
ENGENHEIRO LAURO DE MIRANDA
Município de Miguel Pereira, RJ
Linha Auxiliar - km 116,214 (1928)   RJ-4758
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Lauro de Miranda não tem data de abertura conhecida. Sua localização e existência estão no boletim Sistema Ferroviario do Brasil, de 31/12/1962. Também não a encontrei em outros horários de trens da época.

(Fontes: Sistema Ferroviario do Brasil, 1962.
     
 

     
Atualização: 18.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.