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Cia. E. F. Valenciana
(1871-1910)
E. F. Central do Brasil (1910-1970) |
ESTEVES
Município de Valença, RJ |
Ramal de Jacutinga - km 176,121 (1928) |
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RJ-2403 |
Altitude: 541 m |
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Inauguração: 01.05.1871 |
Uso atual: em pé - uso desconhecido (2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O Ramal de
Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana,
aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã).
Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com
a criação da Rede Viação Fluminense, da
Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo
Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez
a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se
Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha
até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela
se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário
também a redução de bitola da antiga Valenciana
de 1m10 para métrica. Por volta de 1965, o trecho entre Portella
e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto
o trecho restante continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois
trechos foram extintos e os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Esteves foi aberta em 1871 pela antiga E. F. União
Valenciana. O nome provinha do dono da fazenda Santo Antonio do Paiol,
junto à linha, Coronel Francisco Martins Esteves. O
rio próximo também se chamava Esteves.
A estação
foi desativada em 1970 com o fim da operação no ramal.
O armazém, anexo à estação, estava em ruínas em 2004;
a parte central desabou. Do conjunto estação-armazém, somente sobrava a estação
ainda coberta. Triste fim para uma estação que serviu
a uma das fazendas mais ricas da região, em 2008 em processo de
restauração. Estava praticamente colada à fazenda,
que fica logo atrás para quem vê da estrada de rodagem
(e antes, da ferrovia).
(VEJA MAIS SOBRE A FAZENDA
SANTO ANTONIO DO PAIOL: 1 2 3)
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À
ESQUERDA: A estação do Esteves pertencia à Estrada de Ferro
União Valenciana, mais tarde encampada pela Central do Brasil.
As malas postais eram permutadas diariamente com a Administração
Federal (Rio de Janeiro). Saiam de Esteves pela União Valenciana,
posteriormente Ramal de Jacutinga da EFCB, até a estação do
Desengano, atual Barão de Juparanã. Daí, seguiam ao destino
pela Linha do Centro da EFCB. Esse carimbo, legendado com cercadura
e sem data, está aposto sobre um selo picotado de 100 réis da
emissão Dom Pedro, dita barba preta, de 1866 (Marcio Protzner,
20/4/2009). |
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- pararam nesta estação somente de 1871 a 1970.
Ao lado, um destes trens na estação de Santa Rita
do Jacutinga, por volta de 1969. Clique sobre a foto para ver
mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em janeiro de 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Gutierrez L. Coelho; Jorge A. Ferreira; Ana Maria Giesbrecht;
Márcio Protzner; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de
Comunicação, 1928; www.institutocidadeviva.org.br/inventarios)
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A estação em 1986. Foto Hugo Caramuru |
O armazém da estação em ruínas.
Foto Gutierrez Coelho, em 27/12/2004 |
Na ponta da construção, a estação
em si ainda em pé, servindo como bar. Foto Jorge Ferreira |
A velha estação ruiu de vez. Foto de 22/11/2008,
por Ana Maria Giesbrecht |
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Atualização:
12.07.2018
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