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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Morro Azul
Sacra Família
Barão do Amparo
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1914-1963)
E. F. Leopoldina (1963-1970)
SACRA FAMÍLIA
Município de Paulo de Frontin, RJ (veja o bairro)
Ramal de Jacutinga - km 127,883 (1928)   RJ-1352
Altitude: 529 m   Inauguração: 30.05.1914
Uso atual: duvidoso (2017)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana, aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã). Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com a criação da Rede Viação Fluminense, da Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário também a redução de bitola da antiga Valenciana de 1m10 para métrica. Em 1963, o trecho entre Portella e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto o trecho restante continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois trechos foram extintos e os trilhos retirados.
 
A ESTAÇÃO: O povoado da Sacra Família já existia desde o início do século 18. Em 1750, foi elevado a freguesia, e o crescimento continuou, incentivado pela abertura da Estrada da Polícia, em 1820.

Segundo escreveu Alexandre Siqueira, "A Estrada da Polícia tinha início em Iguaçu, passando por Rodeio e Sacra Família, indo até o Rio Paraíba. Sai de Rodeio outra estrada até Paracambi, com destino ao Rio de Janeiro. Essa era a Estrada Presidente Pedreira, que escoava o café, vindo de Resende e Barra do Piraí. Ainda havia outra variante do caminho Novo do Tíngua, que saía na Estrada de Palmas. Esses caminhos interligavam Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Iguaçu, Paraíba do Sul e Sacra Família".

A estação ferroviária foi inaugurada em 1914.

"Pára o trem em várias estações, Paes Leme, Sertão, Bonfim, Vera Cruz e Conrado Niemeyer, até alcançar risonho centro de população, com aspectos de progresso, Portella. Em Portella o viajante escolhe. Segue para Entre Rios, na composição vinda de Belém, ou toma novo comboio, de máquina a gasolina, rumo de Vassouras. Vai passando, neste caso, por Morro Azul e se lhe apraz desce na estação de Sacra Família, localidade fluminense. Mais conhecida deverá ser, pela salubridade do clima e formosura da paisagem em alpestre. Estação ferroviária asseada, constitui a melhor antecâmara de qualquer lugar, mormente de recreio. A estação da Sacra Família é por isso boa antecâmara e recomenda seus zeladores" (Revista Eu Sei Tudo, 02/1930).

A linha de Jacutinga foi suprimida em 1971.

A estação foi desativada no início dos anos 1970, entre 1971 e 1973.

Não estive no local. Mas creio que a estação ainda possa ter existido em 2020. Há fotografias de uma edificação no local da estação, ou talvez perto dela, que dá margens a acreditar que a estação - a original (das fotos ao pé da página) ou alguma edificação que a tenha sucedido na função de estação por algum tempo até sua desativação.

1917
AO LADO:
O ramal estava interditado na estação de Sacra Familia por causa das chuvas (O Estado de S. Paulo, 12/1/1917).

ACIMA: Prédio que pode ser apenas uma reprodução, fiel ou não, da estação ou ainda um restauro nada fiel da estação original (Foto 2017 de Zilmar Luiz dos Reis Agostinho).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros do ramal de Jacutinga pararam nesta estação de 1914 a 1970. Na foto à esquerda, automotriz que fazia parte do percurso, principalmente na região de Vassouras. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre os trens de passageiros do ramal e os horários em janeiro de 1964 (Guias Levi). (Guias Levi).
(Fontes: Zilmar Luiz dos Reis Agostinho, 2017; Jorge Alves Ferreira; Emilio Gallois; Rodrigo Cabredo; Eu Sei Tudo, 1930; O Estado de S. Paulo, 1917; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1930. Foto da revista Eu Sei Tudo

A estação em 1933. Foto Emilio Gallois

A estação, possivelmente anos 1960. Autor desconhecido

Prédio que pode ser apenas uma reprodução, fiel ou não, da estação ou ainda um restauro nada fiel da estação original. Foto de 2017, por Zilmar Luiz dos Reis Agostinho
   
     
Atualização: 04.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.