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VXY Mogiana em MG
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Aristides Lobo
Bacia de Pedras
Demétrio Ribeiro
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Central do Brasil (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
BACIA DE PEDRAS
Município de Vassouras, RJ
Linha do Centro - km 118,195 (1960)   RJ-3367
    Inauguração: 16.08.1950
Uso atual: jardim   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1950?
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Bacia de Pedras foi aberta em 1950. Já foi demolida, restando apenas a plataforma de concreto.

Ultimamente (2009) plantaram um jardim sobre a plataforma ao lado dos trilhos (como se pode ver na foto acima): "Estive no distrito vassourense de Itakamosi, onde fica localizada a estação Bacia de Pedras. A estação, hoje uma singela plataforma, está bem cuidada pela população do entorno. Plantaram algumas cactáceas e agaves, que dão um aspecto diferente e bem bonito ao local. De lá, devido ao grande silêncio que reina neste lindo recanto vassourense, escuta-se a buzina da locomotiva a quilômetros de distância. Resolvi esperar e eis que surge a composição em velocidade elevada, com o barulho das possantes locomotivas interrompendo, por instantes, a paz do lugarejo. Após a rápida passagem do cargueiro, a paz volta a reinar e pode-se, inclusive, escutar o canto dos pássaros, que pousam no arvoredo que fica entre a estação e o rio Paraíba do Sul" (Jorge A. Ferreira, 26/4/2009).

TRENS - Não há notícias de trens de passageiros parando nesta estação em guias de horários. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte, que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. (Guias Levi).
(Fontes: Jorge A. Ferreira, 2009; Gutierrez L. Coelho, 2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A parada em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho

A parada em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho
     
     
Atualização: 08.10.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.