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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Guedes da Costa
Ellison
Mário Bello
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1917-?)
ELLISON
Município de Paracambi, RJ
Linha do Centro - km 68,181 (1928)   RJ-1387
Altitude: -   Inauguração: 11.02.1917
Uso atual: abandonada (2009)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1917
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ellison foi entregue em 1917, três anos depois da duplicação da linha na serra. O nome homenageia o major A. Ellison Jr., engenheiro chefe da ferrovia morto em 1859 num desastre perto de Queimados.

Porém, a data de abertura em 1917 estaria correto? Um acidente com o trem vindo de Minas Gerais, ocorrido ali em 1910, mostra que a estação já existia. Para confundir mais: o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, mostra o ponto apenas como sendo um posto telegráfico sem nome e com uma quilometragem diferente. Ellison já estaria, então, desativada nesse ano?

"(Andando à noite pelos trilhos) encontrei a primeira estação do trecho, a antiga Ellison, que insiste em permanecer alí, como que contrariando a ação do tempo e dos homens. Continua lá, de pé, sozinha, guardando memórias em suas paredes de quando
servia a inúmeros passageiros. Se levarmos em conta as outras tantas estações caíndo aos pedaços ou demolidas que já ví por aí, Ellison é uma senhora muito bem conservada. Parei para uma foto. Foi bom vê-la de novo. Espero encontrá-la mais vezes. De preferência de pé" (Carlos Latuff, 24/08/2003).

Seu aspecto era lindíssimo em 2009, embora fosse um prédio pequeno e já tivesse sido fechada havia muito tempo. Milagrosamente, o pequeno edifício conservava-se ainda ao lado da linha como um monumento em abandono.

1905
AO LADO:
Acidente próximo à estação de Engenheiro Gurgel, então ainda chamada de Serra fez com que os carros desgovernados somente fossem parar cerca de 12 km morro abaixo, na estação de Ellison (e não Heller, como está na notícia
(O Estado de S. Paulo, 4/3/1905).

ACIMA: Acidente em Ellison em 1910 (O Estado de S. Paulo. 10/9/1910).
(Fontes: Célio Garcia da Rosa; José E. Buzelin; Carlos Latuff; Alexander Oldai; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; O Estado de S. Paulo, 2010; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação projetada para Ellison, desenho de 1914. Cedido por José E. Buzelin

E a estação foi mesmo construída. Foto sem data, de Célio Garcia da Rosa

A estação em 03/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 03/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 11/2009. Foto Alexander Oldai
 
     
Atualização: 22.02.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.