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E. F. Central do
Brasil (1917-?) |
ELLISON
Município de Paracambi, RJ |
Linha do Centro - km 68,181 (1928) |
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RJ-1387 |
Altitude: - |
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Inauguração: 11.02.1917 |
Uso atual: abandonada (2009) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1917 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ellison foi entregue em 1917, três anos depois da
duplicação da linha na serra. O nome homenageia o major A. Ellison Jr.,
engenheiro chefe da ferrovia morto em 1859 num desastre perto
de Queimados.
Porém, a data
de abertura em 1917 estaria correto? Um acidente com o trem vindo de Minas
Gerais, ocorrido ali em 1910, mostra que a estação
já existia. Para confundir mais: o Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, de 1960, mostra o ponto apenas como sendo
um posto telegráfico sem nome e com uma quilometragem
diferente. Ellison já estaria, então, desativada
nesse ano?
"(Andando
à noite pelos trilhos) encontrei a primeira estação
do trecho, a antiga Ellison, que insiste em permanecer
alí, como que contrariando a ação do tempo e dos homens. Continua
lá, de pé, sozinha, guardando memórias em suas paredes de quando servia a inúmeros passageiros. Se levarmos em conta as outras
tantas estações caíndo aos pedaços ou demolidas que já ví por aí,
Ellison é uma senhora muito bem conservada. Parei para uma foto. Foi
bom vê-la de novo. Espero encontrá-la mais vezes. De preferência de
pé" (Carlos Latuff, 24/08/2003).
Seu aspecto era lindíssimo em 2009,
embora fosse um prédio pequeno e já tivesse sido fechada havia muito tempo. Milagrosamente, o pequeno edifício conservava-se
ainda ao lado da linha como um monumento em abandono.
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1905
AO LADO: Acidente próximo à estação de Engenheiro Gurgel, então ainda chamada de Serra fez com que os carros desgovernados somente fossem parar cerca de 12 km morro abaixo, na estação de Ellison (e não Heller, como está na notícia (O Estado de S. Paulo, 4/3/1905). |
ACIMA: Acidente em Ellison em 1910 (O Estado
de S. Paulo. 10/9/1910). |
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(Fontes: Célio Garcia da Rosa; José E.
Buzelin; Carlos Latuff; Alexander Oldai; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Communicação, 1928; O Estado de S. Paulo, 2010; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Estação projetada para Ellison, desenho de 1914.
Cedido por José E. Buzelin |
E a estação foi mesmo construída. Foto
sem data, de Célio Garcia da Rosa |
A estação em 03/2003. Foto Carlos Latuff |
A estação em 03/2003. Foto Carlos Latuff |
A estação em 11/2009. Foto Alexander Oldai |
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Atualização:
22.02.2022
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