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E. F. Dom Pedro
II (1880-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MARÍTIMA DA GAMBOA (MARITIMA)
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Ramal da Marítima - km 1,005
(1928) |
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RJ-0538 |
Altitude: 4 m |
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Inauguração: 1879 |
Uso atual: abandonada (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Marítima da Gamboa
foi inaugurada em 1879. Mais comumente era chamada somente de Maritima (ver caixa abaixo, de 1879).
O ramal, que tinha pouco mais de 1 km e servia apenas a esta estação,
foi aberto em 1879, mas em 1899 teve entregue um novo traçado.
Saía da Linha do Centro da Central do Brasil de uma
"chave" que se situava a cerca de 300 m da estação
Dom Pedro II.
A estação de Marítima não se
destinava a passageiros; era o centro de um complexo que servia
de depósito para as cargas que chegavam por trem para embarque
no porto do Rio de Janeiro.
Em 1928 foi aberto ali um novo pátio.
No início dos anos 2000 estava tudo abandonado.
Em novembro de 2003, foi praticamente tudo para o chão. O pátio
em frente à estação Marítima do Porto do Rio de Janeiro
estava sendo demolido para em seu lugar ser construída a Cidade
do Samba, obra do Município do Rio de Janeiro. O prédio
da estação, abandonado, deveria ser recuperado (*Informação
de Alexandre F. Costa, Rio de Janeiro, RJ).
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1877
AO LADO: Começam as obras para os tuneis de acesso da linha para Maritima
(A Provincia de S. Paulo, 25/12/1877). |
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1879
AO LADO: A inauguração do uma linha de bondes na rua ramal da estação Maritima da Gamboa em 1º de junho
(O Estado de S. Paulo, 03/06/1879). |
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1900
AO LADO: Inauguração dos elevadores hidráulicos na estação Maritima
(O Estado de S. Paulo, 09/03/1900). |
ACIMA: A estação de Marítima,
à direita, e sua posição relativa à
estação Dom Pedro II, em 1910.
ACIMA: Patio da estação de Marítima em 1915 (Fon-fon, 18/9/1915).
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1921
AO LADO: Incendio
na estação (O Estado de S. Paulo, 29/4/1921). |
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1925
AO LADO: Congestionamento de cargas
na estação (O Estado de S. Paulo, 31/3/1925).
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1925
AO LADO: Balança para a estação
(O Estado de S. Paulo, 11/9/1925).
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1925
AO LADO: Assalto na estação.
Parece que quando renomearam a estação inicial
da Centrl como Pedro II (o que se deu dias antes desta notícia),
o pátio de Marítima pegou seu nome por extensão
também (O Estado de S. Paulo, 8/12/1925).
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1925
AO LADO: Obras na estação
(O Estado de S. Paulo, 18/12/1925).
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1927
AO LADO: Anuncio da entrega do novo
patio para o dia 22 de setembro (O Estado de S. Paulo, 17/9/1927).
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ACIMA:
Reportagem sobre a inauguração do novo pátio
(Folha da Manhã, 30/3/1928).
Aí podem se notar os túneis, hoje abandonados, sob
o Morro da Providencia e o Morro da Favela (ou da Formiga). A estação
ainda era a antiga, pequena. A Avenida Presidente Vargas não
existia; enfim, um quadro bem diferente do de hoje e certamente
longe de estar relegado ao abandono em que grande parte da área
se encontra hoje (Acervo Allen Morrison).
ACIMA: Estação da Maritima
em 1928, logo após uma grande reforma por que passou
alterando bastante os pátios ferroviários - CLIQUE
SOBRE A FIGURA PARA VER OUTRAS FOTOS E MAIS DETALHES (O Malho,
22/9/1928).
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1932
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 28/2/1932). |
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1939
AO LADO: Roubos na estação
(O Estado de S. Paulo, 21/4/1939).
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ABAIXO: Pátio da estação, talvez anos
1940 (Autor desconhecido).
ACIMA: Armazens P-1 e P-2, ainda existentes em 1950
(Correio da Manhã, 28/5/1950).
ACIMA: Pátio da Marítima em 1980.
CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA. (Foto José
Emilio Buzelin).
(Fontes: José Emilio Buzelin; Alexandre F. Costa;
Carlos Latuff; Christoffer R.; Allen Morrison;
Colecção de 44 vistas photographicas da Estrada de Ferro Pedro 2º,
1881; Correio da Manhã, 1950; O Malho, 1928; Folha da Manhã,
1928; O Estado de S. Paulo, 1925, 1927 e 1939; Francisco Pereira
Passos: As estradas de ferro do Brasil, 1879; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht)
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A estação em 1881. Colecção de 44 vistas photográphicas
da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881 |
A estação em atividade, em 1972. Foto cedida por
Christoffer R. |
Ruínas da estação de Marítima, em
2002. Foto Carlos Latuff |
Ruínas da estação de Marítima, em
2002. Foto Carlos Latuff |
Ruínas da estação de Marítima, em
2002. Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
03.11.2021
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