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E. F. Central do
Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-) |
NILÓPOLIS
(antiga ENGENHEIRO NEIVA)
Município de Iguaçu, RJ (1914-1947)
Município de Nilópolis, RJ (1947-) |
Linha do Centro - km 28,724 (1928) |
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RJ-0037 |
Altitude: 16 m |
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Inauguração: 08.11.1914 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Neiva foi inaugurada em 1914.
Logo o seu nome foi alterado para Nilópolis, em 1921, dado em
homenagem ao político fluminense, durante um dos dois mandatos de Presidente do Estado do Rio de Janeiro,
Nilo Peçanha. O nome original da estação
foi então passado para uma outra da EFCB, no ramal de São Paulo,
em Guaratinguetá, no Estado paulista.
O prédio antigo e possivelmente original da estação
foi mantido embora tenha havido o aumento das plataformas e colocação
de modernas passarelas.
1925
AO LADO: Acidente com morte na estação (O
Estado de S. Paulo, 31/12/1927).
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ACIMA:
Estação de Nilópolis com trem a vapor e jardineiras,
provavelmente anos 1920 (Autor desconhecido).
1935
AO LADO: Acidente entre Nilopolis e Mesquita (O
Estado de S. Paulo, 26/2/1935). |
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ACIMA: A estação
de Nilópolis, à esquerda, com o trem elétrico
de subúrbios da Central do Brasil, em 1952 (Foto do Roteiro
Rodoviário Fluminense, 1953).
ACIMA: O Frigorifico Iguassu, não muito distante da estação de Nilopolis, por volta de 1955 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959, p. 313).
ACIMA: A estação
de Nilópolis, nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959, p. 315).
ACIMA:
Vandalisno na estação em 1959 (Folha da Manhã,
6/3/1959).
ACIMA: Trem de suburbio na estação
de Nilopolis em 1975 (Jornal do Brasil, 27/7/1975).
ACIMA: Outro trem de suburbio na estação
de Nilopolis também em 1975 (Jornal do Brasil, 27/7/1975).
(Fontes: Claudio Pacheco; Carlos Latuff; Jornal
do Brasil, 1975; Folha da Manhã, 1959; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Comunicação, 1928; Roteiro
Rodoviário Fluminense, 1953; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht).
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A estação, em foto sem data. Autor desconhecido
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A estação, em foto sem data. Autor desconhecido |
Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos
Latuff |
Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos
Latuff |
Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos
Latuff |
Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos
Latuff |
Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos
Latuff |
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Atualização:
04.12.2022
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