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E.
F. Central do Brasil (1971-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervias (1996-2010) |
BENJAMIM
DO MONTE
Município
do Rio de Janeiro, RJ |
Ramal de
Mangaratiba - km |
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RJ-3095 |
x |
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Inauguração: 10.12.1971 |
Uso atual: estação
de trens metropolitanos |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba,
foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro)
até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911
até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado
até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas
havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Benjamim do Monte foi aberta em
1971. Seu nome homenageia o Chefe da Superintendência da Eletrificação
das linhas da Central do Brasil em 1935, Benjamim do Monte.
A
ACIMA: Pátio de Benjamim do Monte, com a
saída do (extinto) ramal para as Indústrias Plasser
sendo assinalado com uma seta (Foto Aleksande Oldal em 5/2010).
estação foi aberta quando da construção
do estaleiro da Ishikawajima, este inclusive com acesso ferroviário.
(Fontes: Aleksander Oldal; Jorge A.
Ferreira; Hélio Suevo: A Formação das Estradas
de Ferro do Rio de Janeiro, Memória do Trem, 2004; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 5/2010. Foto Aleksander Oldal |
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Atualização:
18.05.2010
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