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E. F. Dom Pedro
II (1878-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-) |
CAMPO
GRANDE
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Ramal de Mangaratiba - km 41,621
(1928) |
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RJ-1552 |
Altitude: 26 m |
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Inauguração: 02.12.1878 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi
inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até
o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911
até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado
até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas
havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Campo Grande foi aberta em 1878 ainda pela E. F. Dom Pedro
II.
Este bairro carioca é bastante antigo e de sua estação,
em 1928, saíam três linhas de bondes elétricos:
o do Prata, a da Ilha e a da Pedra, que levava
pescadores para a Pedra de Sepetiba.
Hoje a estação serve aos trens metropolitanos da Supervias.
Os bondes, claro, desapareceram há anos... anos demais.
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1925
AO LADO: Acidente com morte na estação
(O Estado de S. Paulo, 8/11/1925).
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ACIMA: Pátio da estação de Campo Grande, nos anos 1970 (Autor não identificado).
ACIMA: Vagão carregado de automóveis novos na estação de Campo Grande, nos provavelmente anos 1970 (Autor não identificado).
(Fontes: Claudio Marinho Falcão; Anderson --,
2008; Alexandre Fernandes Costa; O Estado de S. Paulo, 1925; IBGE:
Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, 1958; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação provavelmente anos 1930. Acervo Claudio
Marinho Falcão |
A estação em meados dos anos 1950. Foto da Enciclopedia
dos Municípios Brasileiros, vol. VI, IBGE, 1958 |
A plataforma da estação em 2004. Foto Alexandre
Fernandes Costa |
A estação em 2008. Foto Anderson |
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Atualização:
13.01.2023
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