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E.
F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-c.1985) |
SAÍ
Município
de Mangaratiba, RJ |
Ramal de
Mangaratiba - km 91,312 (1928) |
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RJ-3879 |
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Inauguração: 07.11.1914 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolida) |
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba,
foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro)
até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911
até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado
até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas
havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da estação do Saí, onde desviava para o porto;
com isso, nos anos 1980, o trecho original entre essa estação e Mangaratiba
foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro
e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos
trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado
e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
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A ESTAÇÃO:
A estação de Saí foi inaugurada em 1914.
No Guia Geral de 1960 é citada como "PE", ou seja,
uma parada simples. De qualquer forma, já foi demolida, no
local, de vista paradisíaca, existe apenas o pátio para
cruzamentos dos atuais cargueiros da
ACIMA: Carros de passageiros ainda apareciam em
Saí mesmo depois da desativação dos trens de
passageiros no ramal: "Embora passasse todo mês por esse pátio,
tenho pouquíssimas fotos, porque realmente apareciam poucos trens
interessantes quando eu passava. Algumas se salvaram, como esses carros
de aço carbono que volta e meia estavam por lá no ano de 1987. Alguém
disse que transportavam funcionários da MBR que operava o terminal
da ilha Guaíba, se era mesmo e para onde, não sei. Mas acredito que
sim, pois não haveria outra utilidade para eles lá e os caras que
viajavam neles pela maravilhosa linha do litoral, certamente não imaginavam
o raro privilégio que tinham. Mas há muito eles haviam sumido, há
uns quinze anos que não vejo mais carros de passageiros nessa linha"
(Texto, de 2008, e fotografia, de 1987, por Eliezer Magliano).
MRS que por lá passam. É o último
pátio de cruzamento antes da ilha Guaíba, atual terminal
da linha. (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Vias Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos,
1928; Jorge A. Ferreira, 2007) |
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Pátio da antiga estação (já demolida)
em 02/2007. Foto Jorge A. Ferreira |
Pátio da antiga estação (já demolida)
em 02/2007. Foto Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
13.08.2009
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