A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Saí
Praia Brava
Ibicuí
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
E. F. Central do Brasil (n/d-1975)
RFFSA (1975-c.1985)
PRAIA BRAVA
Município de Mangaratiba, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 93,670 (1960)   RJ-1468
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: Praia Brava era uma parada, um "pé-de-estribo", existente na linha que passava junto à praia.

Está desativada pelo menos desde os anos 1970, quando o trem de passageiros deixou de passar no trecho entre Santa Cruz e Mangaratiba.

Da estação sobravam a plataforma, parte da cobertura e bancos em 2007. Não sei se um dia houve ali um prédio.

"Eu fui de trem quando criança (acho que no ano de 1974) e, pelo que lembro, lá tinha uma estação que era uma cobertura linda e a plataforma. Acho que não tinha prédio. Doces lembranças da minha infância" (Daiza Lima da Silva, 05/2007).

(Fontes: Carlos Latuff; Daiza Lima da Silva; Aleksander Oldal; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A parada em 1997. Foto Eliezer Magliano

A parada, em 05/2003. Ao fundo, o mar. Foto Carlos Latuff

A parada, em 05/2003. Foto Carlos Latuff

A parada em 11/2009. Foto Aleksander Oldal
   
     
Atualização: 11.08.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.