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E.
F. Resende-Bocaina (1878-1928) |
INDEPENDENCIA Município
de Resende, RJ |
tronco - km 24 |
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RJ-4783 |
Altitude: - |
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Inauguração: 08.01.1878 |
Uso atual: provavelmente demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Resende a Bocaina (também chamada originalmente de Resende-Areias) foi aberta em 1877, em seu primeiro
trecho ligando a estação de Suruby, RJ (mais tarde,
Oliveira Botelho), no ramal de São Paulo da E. F. Dom Pedro
II (depois Central do Brasil) à estação de Estalo.
Somente nos anos 1890 é que atingiu a cidade de São
José do Barreiro, SP, na serra da Bocaina (daí o nome
da ferrovia), com bitola métrica, totalizando 39 km de linha.
No final de 1928, ela foi desativada devido a enormes prejuízos
e depois de várias tentativas para ser incorporada à
Central. Foi vendida para a Usina Tamoio, da família Morganti,
desativada e teve o material rodante, três locomotivas a vapor,
transferido para a suas usinas em Piracicaba e Araraquara, SP. Hoje,
oitenta anos depois, somente restam dela algumas pontes e a estação
de S. J. do Barreiro. |
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A ESTAÇÃO:
A estação
de Independencia foi inaugurada com o prolongamento da linha em 1878.
Seu nome original era Bambus. Não se sabe quando trocou o nome para Independencia. Terá sido logo depois da comemoração do V Centenário da Independencia do Brasil em 1900?
Fonte: Cyro Diocleciano Ribeiro Pessoa Junior: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, Imprensa Nacional, 1886) |
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Atualização:
08.04.2020
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