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Indice
de estações
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Cachoeiras
Adrianópolis
Rio do Ouro
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro
(1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
ADRIANÓPOLIS
(antiga PAINEIRAS)
Município de Nova Iguaçu, RJ
(veja o local) |
E. F. Rio de Ouro - km 45,410 (1960) |
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RJ-3507 |
Altitude: 22 m |
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Inauguração: 15.01.1883 |
Uso atual: bar (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA:A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paineiras, inaugurada
A partir do final dos anos 1940, passou a se chamar Adrianópolis.
foi desativada em 1970.
A pequena estação ainda estava de pé em 2009, embora
bastante modificada. Era mais uma parada do que uma estação,
pelo tipo de construção. Reparar na laje quadrada que
existe no teto - o que estava sob ela era a parada, o resto é
um "puxadinho" adicionado à construção.
Os postes de madeira que sustentam o telhado podem também ter
sido da parada original.
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração destas estações.
1883
AO LADO: Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A estação de Adrianopolis não constava nesta relação, nem com seu nome na época (A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883). |
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ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvasd reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Adrianopolis na linha-tronco, pode ser conferida na linha azul, a do tronco, entre as estações de Cachoeiras e de Rio do Ouro (Autor: Eduardo Roberto Moreira) NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
Fontes: Eduardo P. Moreira; Claudio Gonçalves;
Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79)
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Parada de Adrianópolis, hoje bar. Foto Eduardo P. Moreira
em 05/2009 |
Parada de Adrianópolis. Reparar na viga superior. Foto
Eduardo P. Moreira em 05/2009 |
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Atualização:
03.05.2022
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