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E. F. Rio de Ouro
(1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
AREIA
BRANCA
Município de Nova Iguaçu, RJ
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E. F. Rio de Ouro - km 29,464 (1960) |
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RJ-4421 |
Altitude: 10 m |
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Inauguração: 15.01.1883 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
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A ESTAÇÃO: A parada
de Areia Branca foi aberta com a linha original em 1883 e era uma das estações originais da ferrovia. A data consta no Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960, mas não no anuncio de 15/1/1883 - ver caixa abaixo.
A parada foi desativada
em 1970. Em 2009, percebe-se que de Belford Roxo a Jaceruba a ferrovia foi suprimida
e deixou pouquíssimos vestígios. No bairro de Areia Branca,
a única coisa que restou depois da sua demolição foi o leito,que passou a servir como um grande
canteiro central entre duas pistas de uma avenida..
Em 2009, boa parte desse canteiro/leito estava ocupada por campos
de futebol e academias ao ar livre.
1883
AO LADO: Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A estação de Areia Branca não constava da na relação (A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883). |
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ACIMA: Estação de Areia Branca:
na época (1962), uma parada simples com cobertura de madeira
(O Cruzeiro, 30/6/1962).
ACIMA: Antigo leito da Rio D'Ouro
próximo à parada de Areia Branca (Foto Julio Cesar da
Silva em 2009).
ACIMA: Mapa geral do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes:
Julio Cesar da Silva; O Cruzeiro, 1962; Guia
Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
03.05.2022
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