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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Areia Branca
Heliópolis
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro (1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970)
AREIA BRANCA
Município de Nova Iguaçu, RJ
E. F. Rio de Ouro - km 29,464 (1960)   RJ-4421
Altitude: 10 m   Inauguração: 15.01.1883
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Areia Branca foi aberta com a linha original em 1883 e era uma das estações originais da ferrovia. A data consta no Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960, mas não no anuncio de 15/1/1883 - ver caixa abaixo.

A parada foi desativada em 1970. Em 2009, percebe-se que de Belford Roxo a Jaceruba a ferrovia foi suprimida e deixou pouquíssimos vestígios. No bairro de Areia Branca, a única coisa que restou depois da sua demolição foi o leito,que passou a servir como um grande canteiro central entre duas pistas de uma avenida..

Em 2009, boa parte desse canteiro/leito estava ocupada por campos de futebol e academias ao ar livre.

1883
AO LADO:
Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A estação de Areia Branca não constava da na relação (A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883).
ACIMA: Estação de Areia Branca: na época (1962), uma parada simples com cobertura de madeira (O Cruzeiro, 30/6/1962).

ACIMA: Antigo leito da Rio D'Ouro próximo à parada de Areia Branca (Foto Julio Cesar da Silva em 2009).
ACIMA: Mapa geral do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

(Fontes: Julio Cesar da Silva; O Cruzeiro, 1962; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     
   
     
Atualização: 03.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.