A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cava
Cachoeiras
Adrianópolis
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Rio de Ouro (1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970?)
CACHOEIRAS
Município de Nova Iguaçu, RJ
E. F. Rio de Ouro - km 45,410 (1960)   RJ-4519
Altitude: 16 m   Inauguração: 15.01.1883
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1883
 
 
HISTORICO DA LINHA:A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Cachoeiras foi aberta com a linha original em 1883 e era uma das estações originais da ferrovia. A data consta no Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960, mas não no anuncio de 15/1/1883 - ver caixa abaixo.

A parada foi desativada em 1970.

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração desta estação.

1883
AO LADO:
Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A estação de Cachoeiras não constava nesta relação (A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883).

ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvasd reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Adrianopolis na linha-tronco, pode ser conferida na linha azul, a do tronco, entre as estações de Cachoeiras e de Rio do Ouro (Autor: Eduardo Roberto Moreira).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

(
Fontes: Eduardo P. Moreira; Fernando Augusto; Claudio Gonçalves; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79)
     

Local da antiga parada em 2011. Foto Fernando Augusto
 
     
     
Atualização: 03.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.