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Indice
de estações
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Jaceruba
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Rio de Ouro
(1885-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1969) |
JACERUBA
(antiga SÃO PEDRO)
Município de Nova Iguaçu, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km 60,272 (1960) |
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RJ-0634 |
Altitude: 60 m |
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Inauguração: 1885 |
Uso atual: em pé (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Pedro foi aberta em 1885.
O ramal saía de Belford Roxo e foi desativado com a estação pelo RP-78 de 10/10/1969.
A partir do final dos anos 1940, passou a se chamar
Jaceruba. Foi desativada em 1970.
Ainda estava de pé em 2009.
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração desta estação.
1883
AO LADO: Inauguração das estações de Cava e outras 9 estações na E. F. Rio D' Ouro, as primeiras desta ferrovia (A Provincia
de S. Paulo, 16/01/1883). |
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ACIMA: Jaceruba, ainda chamada de São Pedro), Tinguá e Xerem, as três estações terminais da E. F. Rio de Ouro em 1941). Aparecem também outras ferrovias (em linhas branca e preta , intermitentes) e rodovias, em linhas tradejadas(Mapa da Revista Brasileira de Geografia, 04/07/1941, página 375).
ACIMA: Mapa do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010). NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
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2009
AO LADO:
A antiga casa do agente da estação de Jaceruba
- também em mau estado de conservação
(Foto Eduardo P. Moreira, maio de 2009).
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(Fontes: Eduardo P. Moreira, 2009; Flávio Farias
de Araujo, 2006; Orlando de Barros Barbosa; Guia Geral de Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980) |
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A caixa d'água da estação, em 2003. Foto
Orlando Barbosa |
A estação em 2003. Foto Orlando Barbosa |
A estação em 2006. Foto Flávio Farias de Araujo |
A estação em 2006. Foto Flávio Farias de Araujo
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A estação em 05/2009. Foto Eduardo P. Moreira |
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Atualização:
03.05.2022
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