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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Jaceruba
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Rio de Ouro (1885-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1969)
JACERUBA (antiga SÃO PEDRO)
Município de Nova Iguaçu, RJ
E. F. Rio de Ouro - km 60,272 (1960)   RJ-0634
Altitude: 60 m   Inauguração: 1885
Uso atual: em pé (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Pedro foi aberta em 1885.

O ramal saía de Belford Roxo e foi desativado com a estação pelo RP-78 de 10/10/1969.

A partir do final dos anos 1940, passou a se chamar Jaceruba. Foi desativada em 1970.

Ainda estava de pé em 2009.


NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração desta estação.

1883
AO LADO:
Inauguração das estações de Cava e outras 9 estações na E. F. Rio D' Ouro, as primeiras desta ferrovia (A Provincia de S. Paulo, 16/01/1883).

ACIMA: Jaceruba, ainda chamada de São Pedro), Tinguá e Xerem, as três estações terminais da E. F. Rio de Ouro em 1941). Aparecem também outras ferrovias (em linhas branca e preta , intermitentes) e rodovias, em linhas tradejadas(Mapa da Revista Brasileira de Geografia, 04/07/1941, página 375).


ACIMA: Mapa do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010). NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

2009
AO LADO:
A antiga casa do agente da estação de Jaceruba - também em mau estado de conservação (Foto Eduardo P. Moreira, maio de 2009).
(Fontes: Eduardo P. Moreira, 2009; Flávio Farias de Araujo, 2006; Orlando de Barros Barbosa; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A caixa d'água da estação, em 2003. Foto Orlando Barbosa

A estação em 2003. Foto Orlando Barbosa

A estação em 2006. Foto Flávio Farias de Araujo

A estação em 2006. Foto Flávio Farias de Araujo

A estação em 05/2009. Foto Eduardo P. Moreira
 
     
Atualização: 03.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.