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Indice
de estações
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Quilômetro 37
Ponte do Iguaçu
Quilômetro 43
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro
(1911-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1969) |
PONTE DO IGUAÇU
Município de Nova Iguaçu, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km 38,127 (1960) |
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RJ-4496 |
Altitude: - |
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Inauguração: 22.09.1911 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha
principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação
de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém.
Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969,
quando correu o último trem de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Ponte
do Iguaçu foi aberta em 1911.
A parada levou o nome justamente por
estar situada ao lado da ponte que ali existe, para sustentar o aqueduto
da Rio d'Ouro. Naquele ponto a parada ficava de qual lado, já que o rio, ali,
divide os municípios de Nova Iguaçu e de Belford
Roxo? Segundo o Sr. Ranulfo, historiador de Xerém,
a parada da Ponte do Iguaçu era apenas uma plataforma
sem cobertura.
ACIMA: Notar que existem duas pontes naquele ponto
sobre o rio Iguaçu: a que sustenta a tubulação
do aqueduto e ao lado outra, aparentemente de concreto e que deve
ter também sustentado os trilhos da linha da Rio D'Ouro até
sua extinção. De qual lado ficaria a parada em local
tão ermo? A caixa d'agua teria alimentado as locomotivas da
ferrovia ou é mais recente? (Foto Julio Cesar da Silva, 12/2009).
ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Julio Cesar da Silva; Guia Geral de Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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Atualização:
26.04.2022
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