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Rede Ferroviária
do Nordeste (1962-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ARLINDO
LUZ
Município de Salgueiro, PE |
Linha Centro - km 601,635 (1965) |
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PE-3419 |
Altitude: - |
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Inauguração: 23/09/1962 |
Uso atual: em ruínas (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c. 1963 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão,
pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria
a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se
pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida,
somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem
se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950,
a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se
chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar
Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada
pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir
de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos
apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio.
Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está
abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária
da linha desde 1997. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Arlindo Luz foi inaugurada em setembro de 1962.
Pelas fotos, parece uma estação perdida no meio de nada. Segue o mesmo estilo das
estações construídas no trecho Serra Talhada
a Salgueiro.
Estava abandonada já em 2002. Trem algum
passava por ali já havia anos. Estava em ruínas em
2013.
Em fins de 2021, a mesma encontra-se abandonada e em ruínas, com um dos seus compartimentos aparentemente sendo usado como igreja, já as casas da vila ferroviária seguem habitadas.
Não vi nenhum armazém, se existia já foi demolido.
Apesar de ser uma zona rural , todo o trecho entre Mirandiba e Arlindo Luz conta com uma boa estrada de rodagem que apesar de ser de terra batida , possui boa trafegabilidade, ligando Mirandiba a Salgueiro passando por Arlindo Luz.
Com relação a linha, esta se encontrava em estado lastimável, com vários trechos tendo os trilhos roubados e sem brita, a velha linha centro de Pernambuco é uma ferrovia que só existia no papel.
ACIMA: Estação Arlindo Luz com o trem
de passageiros à sua frente, em meados dos anos 1960 (Autor
desconhecido).
ACIMA:
Imagem feita pelo historiador Sávio Felipe. Na imagem aparecem em primeiro plano a estação ferroviária Engenheiro Arlindo Luz e em segundo plano a vila ferroviária (Data: provavelmente 2020).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Sydney Correa; Luiz
Ruben F. de A. Bonfim; http:// babayagamoda.blogspot.com.br/2013_07_01_archive.html;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa- acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Atualização:
06.01.2022
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