A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Encruzilhada
Arraial
Macacos
...

Linha Centro - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
Great Western (1881-c.1934)
ARRAIAL
Município de Recife, PE
Linha Norte - km 7 (1960)   PE-3123
Altitude: 10 m   Inauguração: 20.10.1881
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Arraial foi aberta em 20 de outubro de 1881, segundo o Guia Geral de 1960. O livro de Cyro Deocleciano de 1886 cita a abertura do trecho no dia 24.

Entre maio de 1933 e o ano de 1936, os trens de passageiros passaram a não sair mais de Brum, mas de Cinco Pontas, indo encontrar a linha Norte fora da cidade do Recife.

A linha de Brum a Camaragibe foi retirada e os trens que seguiam para a Paraíba passaram a fazê-lo através de uma nova ligação entre a antiga Central de Pernambuco, que partia de Coqueiral, nesta linha, até encontrar Camaragibe. A partir daqui, a estação de Arraial foi desativada. Permaneceu o nome do bairro.

Embora não constem mais trens de passageiros partindo do Brum até Camaragibe pela linha antiga desde pelo menos 1936, as estações do trecho - Brum, Encruzilhada e Arraial e Macacos ainda eram citadas no Guia Geral de 1960, o que leva a crer que até essa época a linha e as estações ainda existissem.

1892
AO LADO:
Desastre com morte na estação do Arraial, além de outro desastre na linha do Beberibe (O Estado de S. Paulo, 22/10/1892).

1924
AO LADO:
Desastre com morte nos arrabaldes da estação (O Estado de S. Paulo, 28/2/1924).


ACIMA:
Esquema do pátio da estação do Arraial, em 1932. A linha e o pátio desapareceram e hoje é tudo trajeto da avenida Norte Miguel Arraes. Onde está assinalado o número 15 é a atual rua Pedro Allain. Onde está o número 16 está hoje aquela praça em verde nos mapas mais abaixo. (Acervo Ralph M. Giesbrecht).

ACIMA: Mapa quando a linha não mais existe (Google Maps, 2016).

ACIMA: Visão aerea quando a linha não mais existe (Google Maps, 2016).

(Fontes: Acervo Ralph M. Giesbrecht; Google Maps; O Estado de S. Paulo, 28/2/1924; Guias Levi, 1917-70).
     

A estação, foto sem data. Autor desconhecido
     
Atualização: 20.09.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.