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Great Western (n/d-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARRA
DO TAQUARA
(antiga TAQUARA)
Município de Caruaru, PE |
Linha Centro - km 149 (1960) |
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PE-3234 |
Altitude: 118 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão,
pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria
a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se
pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida,
somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem
se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950,
a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se
chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar
Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada
pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir
de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos
apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio.
Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está
abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária
da linha desde 1997. |
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A ESTAÇÃO: Não encontrei a data de inauguração desta estação da estação
de Barra do Taquara, que já foi demolida. Seu nome original era Taquara e já era citada em 1888. O problema é que todas as estações em volta, inclusive estações mais importantes, têm as inaugurações citadas entre 1891 e 1895.
Mais abaixo (ver caixa de 1888), a citação de Taquara é de um jornal paulista de 1888, ainda com o nome de Estação da Tapuara (com t no lugar de q, um erro de grafia, com certeza. Seria o local reservado para haver uma estação junto da linha que estaria ainda sendo construída?
Hoje só há
mato no local onde era a estação.
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1888
AO LADO: Acidente próximo a Caruaru e a estação de Barra do Taquara em 1888. O problema é que a estação não consta como aberta em 1888, enquanto todas as outras próximas são de 1892 (A Provincia de S. Paulo, 26/7/1888). |
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O mato onde ficava a estação, em 2002. Acervo Luiz
Ruben F. de A. Bonfim
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Atualização:
23.02.2021
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