|
|
Great Western (1906-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BELO
JARDIM
Município de Belo Jardim, PE |
Linha Centro - km 196 (1960) |
|
PE-3237 |
Altitude: 603 m |
|
Inauguração: 02.02.1906 |
Uso atual: Espaço cultural (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife
a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que
mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco,
estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha
foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro,
no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região.
Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western,
que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP
passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou
a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada
por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram
suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão,
como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão
para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário
por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Belo Jardim foi inaugurada em 1906.
Nessa estação, a Great Western fazia o transporte de passageiros e cargas, ajudando a escoar os produtos agrícolas do interior. E para que as descargas desses produtos fossem possíveis em nossa cidade, foi construído um pontilhão. Os caminhões ficavam embaixo dele,aguardando a chegada do trem. O maquinista ia parando os vagões no vão e descarregando o produto em cima da carroceria dos caminhões. Era comum ver pessoas aguardando o término do procedimento para apanhar os grãos que caiam e ficavam pelo chão. Esse pontilhão deu origem a um dos maiores bairros de Belo Jardim, que recebeu o mesmo nome: Pontilhão (extraído de belojardimsempre.com.br).
A estação, em 2023, encontrava-se bem preservada e funcionava como o "espaço cultural Nelson Ramalho".
1931
AO LADO: Esta era uma estação
com descontos nos preços das passagens. Por qual motivo
isto acontecia? (O Estado de S. Paulo, 4/7/1931)
|
|
ACIMA: Em 1982, os trens da linha trafegavam já depredados (Diario de Pernambuco, 12/3/1982).
ACIMA: Trabalhadores da ferrovia na estação de Belo Jardim, provavelmente nos anos 1980. Autor desconhecido).
ACIMA: No início de 2023, o Metrô do Recife cedeu uma composição que já não era mais operatia em suas linhas para que ficasse "posando" onde jamais esteve antes, na plataforma da já há muito desativada estação de Belo Jardim (You Tube). O Metrô nunca passou por aí e dificilmente irá passar um dia, mas vale a ideia.
(Fontes: Rodrigo Henrique, 2021; Luiz Ruben F. de A. Bonfim; Anderson
Morais; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, em 1986. Foto: adamastorfotografia.
wordpress.com |
A estação, em 2002. Foto Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
A estação, em 2002. Foto Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
A estação em 9/8/2008. Foto Anderson Morais |
A estação, em 2021. Foto 13/7/2021 por Rodrigo Henrique |
|
|
|
|
|
Atualização:
20.02.2023
|
|