A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Brum
Encruzilhada
...

Linha Norte - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
...
 
Great Western (1881-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-anos 1970)
BRUM (RECIFE)
Município de Recife, PE
Linha Norte - km 0 (1960)   PE-3121
Altitude: 2 m   Inauguração: 20.10.1881
Uso atual: sede - Memorial da Justiça (2005)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1879
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Brum foi construída em 1879 e inaugurada em 1881, próxima à Fortaleza do Brum, daí seu nome. O livro de Cyro Deocleciano de 1886 cita a abertura do trecho Brum a Pau D'Alho no dia 24 e não 20 de outubro de 1881.

Até cerca de 1934, a estação era ligada tanto com a estação de Encruzilhada, seguindo dali para o norte e para a Paraíba, quanto com o porto, ao sul, e com a estação de Cinco Pontas.

Por volta de 1932, os trens de passageiros não saíam mais de Brum, mas de Cinco Pontas, indo encontrar a linha Norte fora da cidade do Recife. A linha de Brum a Camaragibe foi retirada e os trens que seguiam para a Paraíba passaram a fazê-lo através de uma nova ligação entre a antiga Central de Pernambuco, que partia de Coqueiral, nesta linha, até encontrar Camaragibe.

Embora não constem mais trens de passageiros partindo do Brum até Camaragibe pela linha antiga desde pelo menos 1933, as estações do trecho - Brum, Encruzilhada e Arraial ainda são citadas no Guia Geral de 1960, o que leva a crer que até essa época a linha e as estações ainda existiam - mas apenas para cargas.

O Sistema Ferroviário Brasileiro, publicado pela RFFSA em 1978, ainda considerava a estação de Brum (que também se chamou de Fora de Portas) como o marco zero da linha Sul - provavelmente por causa da ligação que ainda existia por trilhos até Cinco Pontas e a linha Sul. Esta última constatação mostra que nessa época a estação era ligada apenas a Cinco Pontas e à linha Sul, e não mais a Camaragibe (Informações: Coaraci Camargo, 2005). Tal constatação torna-se verdadeira quando se sabe que a ponte do Limoeiro original, de 1881, foi derrubada e em seu lugar, em 1966, inaugurada uma nova, somente rodoviária. Essa era a ligação da estação do Brum com a do Arraial.

Dá para ter certeza que o abandono definitivo da linha Brum-Camaragibe ocorreu entre 1960 e 1966. O prédio da estação ainda existe, na avenida Alfredo Lisboa. É sede do chamado Memorial da Justiça no Recife, tombado pelo FUNDARPE desde 2001. A mesma fonte cita a construção da estação em 1888, em estilo neoclássico.

1900
AO LADO:
Revolta no Recife e na estação do Brum (chamada aí de Limoeiro, pois esta era a linha original que saía do Brum) - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA LER TODA A NOTÍCIA) (O Estado de S. Paulo, 3/1/1900).

1939
AO LADO:
Incêndio nos tanque da Esso (Standard Oil) ao lado da estação do Brum em 1939 (O Estado de S. Paulo, 15/3/1939).

ACIMA: Esquema da estação do Brum, em 1932, à esquerda do forte do mesmo nome. Os trilhos se ligavam tanto com a estação de Encruzilhada quanto, à esquerda, com o porto e com a estação de Cinco Pontas (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Mapa do município de Recife nos anos 1950. A linha Recife-Maceió da RFN (linha Sul) parte para o sul. A linha para Natal, para nordeste no sentido de São Lourenço da Mata. Ainda funcionaria esta linha a partir do Brum? A linha Centro (ex-Central de Pernambuco) parte para oeste, para Jaboatão. A ligação Sul liga Tijipió a Boa Viagem, ou melhor, a linha Centro à Sul. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).

(Fontes: Coaraci Camargo; Sydney Correa; O Estado de S. Paulo, 1939; VEJA, 1976; Alcindo de Souza: Antologia Ferroviária do Nordeste, 1988; Eduardo Cortes: Da Great Western ao Metrô do Recife, 2005; Manual de Preservação de Estações Ferroviárias Antigas, 2005; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958; Mapa da cidade do Recife, 1932; www.brasilchannel. com.br/capitais/index.asp; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-82)

     

Estação do Brum, em 1976. Foto VEJA, 2/3/1976

Estação do Brum, em 2004. Autor desconhecido

Estação do Brum, em 2004. Foto Manual de Preservação de Estações Ferroviárias Antigas, 2005

Fachada da estação em 2008. Foto Sydney Correa
   
     
Atualização: 29.05.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.