|
|
Great Western (1930-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CASCAVEL
Município de Gravatá, PE |
Linha Centro - km 78 (1960) |
|
PE-3228 |
|
|
Inauguração: 21.03.1930 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão,
pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria
a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se
pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida,
somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem
se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950,
a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se
chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar
Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada
pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir
de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos
apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio.
Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está
abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária
da linha desde 1997. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cascavel foi inaugurada em 1930. Esta é a data que
consta no livro Estrada de Ferro Central de Pernambuco, de Luiz
Ruben F. de A. Bonfim, de 2002. Porém, o livro História
de uma estrada de ferro do Nordeste afirma, na página 106A,
que "Cascavel era uma estação provisória,
ianugurada em 1886, a 35 quilômetros de Vitória (de Santo
Antão)". Pela foto do livro de Bonfim, ela tinha uma
plataforma em curva, como se pode ver pela foto abaixo, provavelmente
dos anos 1970, com o trem de passageiros. Nessa época, era
uma estação com um prédio com estilo mais moderno.
Estaria ela no mesmo local daquela citada em 1886? Pela quilometragem,
não: esta mais nova estaria distante apenas 27 quilômetros
da estação de Vitória de Santo Antão.
Já foi demolida e o mato hoje cresce sobre sua antiga plataforma.
Curiosamente não aparece na relação do Guia
Geral de Estradas de Ferro do Brasil, de 1960. A data de inauguração
tem como fonte o |
|
|
|
A estação com o trem de passageiros, provavelmente
anos 1970. Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
O que sobrou da estação em 2002. Acervo Luiz Ruben
F. de A. Bonfim |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.09.2011
|
|