A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Russinha
Cascavel
Gravatá
...

Linha Centro - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
Great Western (1930-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
CASCAVEL
Município de Gravatá, PE
Linha Centro - km 78 (1960)   PE-3228
    Inauguração: 21.03.1930
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cascavel foi inaugurada em 1930. Esta é a data que consta no livro Estrada de Ferro Central de Pernambuco, de Luiz Ruben F. de A. Bonfim, de 2002. Porém, o livro História de uma estrada de ferro do Nordeste afirma, na página 106A, que "Cascavel era uma estação provisória, ianugurada em 1886, a 35 quilômetros de Vitória (de Santo Antão)". Pela foto do livro de Bonfim, ela tinha uma plataforma em curva, como se pode ver pela foto abaixo, provavelmente dos anos 1970, com o trem de passageiros. Nessa época, era uma estação com um prédio com estilo mais moderno. Estaria ela no mesmo local daquela citada em 1886? Pela quilometragem, não: esta mais nova estaria distante apenas 27 quilômetros da estação de Vitória de Santo Antão. Já foi demolida e o mato hoje cresce sobre sua antiga plataforma. Curiosamente não aparece na relação do Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, de 1960. A data de inauguração tem como fonte o
     

A estação com o trem de passageiros, provavelmente anos 1970. Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim

O que sobrou da estação em 2002. Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim
 
     
Atualização: 25.09.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.