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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ipiranga
Edgard Werneck
Tejipió
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Saída para a ligação Sul: Ibura
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Linha Centro - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central de Pernambuco (1891-1904)
Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
EDGARD WERNECK (antiga AREIAS)
Município de Recife, PE
Linha Centro - km 7 (1960)   PE-3109
Altitude: 5 m   Inauguração: 01.05.1891
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Areias foi inaugurada em 1891.

Já em 1925 (ver foto ao pé da página) chamava-se Edgard Werneck. Ali ficavam as oficinas da Great Western e da RFN.

Em 2011, tudo já havia sido demolido, restando ali ao lado da linha do metrô apenas o matagal com alguns carros da RFFSA enferrujados em meio à sujeira.

Por outro lado, o nome (Werneck) tornou-se uma estação do metrô de superfície do Recife, que por ser mais elevada que a antiga linha, cobriu parte de onde ficava a antiga estação, restando em seu pátio restos de antigas locomotivas e as oficinas da antiga RFN, que hoje são utilizadas pela CBTU-Recife, responsável pelo trem que leva ao Cabo, que saía ao lado da estação do Curado, que também é uma estação do metrô.

1931
AO LADO:
Ampliação das oficinas na estação (
O Estado de S. Paulo, 24/4/1931).

ACIMA: No mapa de 1932, esquema da estação, ainda chamada de Areias no desenho, armazéns, trilhos e rotunda (esta, bem no centro da fotografia).

ACIMA: O grande pátio ferroviário de Edgard Werneck em 1959. Estação, armazéns, trilhos e rotunda (esta, bem no centro da fotografia) (CLIQUE SOBRE ESTA FOTO PARA TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROTUNDA). Hoje, tudo demolido e terreno abandonado (Autor desconhecido).

ACIMA: Mapa de localização do antigo pátio (Cessão Sydney S. Correa).

ACIMA: Estado do antigo pátio em 2009 (Foto Sydney S. Correa).

(Fontes: Sydney S. Correa; Coaraci Camargo; Sindicato dos Metroviários de PE; Revista REFESA, 1968; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, publicada em 24/10/1925 - revista A Pilheria

A estação em 1959. Olhando esta foto e a de 1968, são prédios diferentes. Na de 1968, arquitetura mais antiga. Qual será o prédio, realmente? Autor desconhecido

A estação com a locomotiva diesel ao lado. Foto da revista REFESA por volta de 1968

A estação. Anos 1980? Sindicato dos Metroviários de PE
   
     
Atualização: 01.03.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.