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Rede Ferroviária
do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
CORNÉLIO
Município de Triunfo, PE |
Linha Centro - km 468 (1960) |
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PE-3369 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1957 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1957? |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão,
pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria
a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se
pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida,
somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem
se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950,
a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se
chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar
Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada
pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir
de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos
apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio.
Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está
abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária
da linha desde 1997. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Cornélio foi inaugurada em 1957.
Em 2002
já estava em ruínas. De qualquer uma de suas paredes
laterais podia-se ver o horizonte. O estilo do prédio mostra que já foi construída em estilo moderno.
"Esta estação servia a uma
pequena povoação; como a estrada Tabira-Serra Talhada mudou o traçado,
a povoação cresceu a uns 300 metros da estação Cornélio, ela ficou
isolada do distrito de Canaã" (George Mascena, 2008).
Em 2021, Rodrigo Henrique foi a campo pra tentar confirmar as informações sobre a demolição da estação e somente conseguiu chegar nela através de uma estrada de terra não registrada nos mapas do Google. Ela se encontrava em ruínas, porém ainda de pé. Como é possível observar na foto (ao pé da página), a caatinga já tomara conta de quase tudo e o mato estava intransponível. Pelo visto tudo em volta foi derrubado.
(Fontes: Rodrigo Henrique; Jorge A. Ferreira; George Mascena; Luiz Ruben
F. de A. Bonfim; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Engenheiro Cornélio por volta
de 1960. Autor desconhecido |
A estação, em 2002. Acervo Luiz Ruben F. de A.
Bonfim |
A estação, em 2002. Acervo Luiz Ruben F. de A.
Bonfim |
As ruínas da estação em 2/9/2021. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
03.09.2021
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