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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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São Severino
Pau D'Alho
Carpina
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Linha Norte - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Great Western (1881-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
PAU D'ALHO
Município de Pau D'Alho, PE
Linha Norte - km 49 (1960)   PE-3828
Altitude: 70 m   Inauguração: 20.10.1881
Uso atual: Arquivo Público Municipal (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pau D'Alho foi inaugurada em 1881.

No município existiam ainda diversas linhas de usinas que se ligam com a linha da RFN: as da Usina Mussurepe, da Petribu e a da Paulista ou Timbó, sendo que esta última não se ligava.

"A estação do Paudalho deve ter sido muito importante no tempo da RFFSA, a mesma possui amplo pátio de manobras e também uma provável pequena oficina de reparos, pois encontrei um fosso por sob os trilhos de uma derivação da linha que servia a lateral do pátio e restos da coberta. São 3 vias à frente da estação e mais 3 desvios que levam à lateral da mesma. Faz-me pensar que era um ponto importante para a ferrovia pois ainda existem as casas da vila ferroviária, o que significa a meu ver que era ponto de apoio da superintendência de Produção Recife, a SR12. O capim já cobre todas as vias laterais, mas ainda estão lá" (Sydney Correa, 01/2009).

Em 2016, a antiga estação estava em excelente estado, servindo como arquivo municipal.

1891
AO LADO:
Acidente entre Pau D'alho e Carpina (O Estado de S. Paulo, 6/6/1891).
ACIMA: Mapa do município de Pau D'Alho, nos anos 1950. De sudeste para o oeste, sentido de Carpina, a linha Recife-Natal. Vários outras ferrovias de usinas aparecem na cidade: a oeste, a da Petribu; ao norte, a ferrovia da Usina Mussurepe. Bem a leste, nas divisas do município, a da Usina Paulista, ou Timbó - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).

ACIMA: a estação de pau-dalho nos anos 1980 (Autor desconhecido)

(Fontes: Glauber Carvalho Costa; Rafael Alex Sobrinho; Sydney Correa; David Edson Ribeiro; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1982; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 2009. Foto Sydney Correa

A estação em 2009. Foto Sydney Correa

A estação em 2009. Foto Sydney Correa

A estação em 2010. Foto Rafael Alex Sobrinho

A estação restaurada em 2014. Foto David Edson Ribeiro

A estação restaurada em 2014. Foto David Edson Ribeiro

A estação restaurada em 2014. Foto Sydney Correa

A estação em 2016. Autor desconhecido

A estação em 27/8/2016. Foto Glauber Carvalho Costa
     
Atualização: 01.03.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.