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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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(1881-anos 1930):
Camaragibe
São Lourenço da Mata
Tiúma
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Linha Norte - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Great Western (1881-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
SÃO LOURENÇO DA MATA
Município de São Lourenço da Mata, PE
Linha Norte - km 25 (1960)   PE-3820
Altitude: 32 m   Inauguração: 20.10.1881
Uso atual: moradia (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1908
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Lourenço da Mata foi aberta em 1881. Não tenho maiores informações sobre a estação, mas o

ACIMA: Parte leste do município de São Lourenço da Mata nos anos 1950. Na bifurcação, a linha que vem de Camaragibe é a linha Norte (Recife-Natal). A que segue para o sul é a ligação Norte e que se entronca com a linha Centro em Coqueiral. Notem as linhas das usinas de açúcar, como a de São João, já próximo a Jaboatão e as várias da Usina Tiúma, a oeste. ABAIXO: A parte oeste do município, com as linhas da Usina Tiúma e da Usina Bulhões. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).
município tinha diversas linhas particulares de usinas, uma delas cruzando com a ligação Norte, próximo ao rio Timbó (Usina São João) e outras, da Usina Tiúma, passando em vários pontos na

ACIMA: Fabrica da Fiat-Lux, no final de 1962, tendo ao lado esquerdo da foto a ferrovia e também a rodovia, correndo lado a lado (Folha de S. Paulo, 23/12/1962).
parte oeste do município. Nada disso existe mais hoje. Até pelo menos o início de 1981, ainda havia trens de passageiros de Recife para São Lourenço da Mata, não se sabe com que frequencia, mas possivelmente diários.
(Fontes: Sydney Correa; Folha de S. Paulo, 1962; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Diário de Pernambuco, 1980-82; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-82)
     

Estação de São Lourenço da Mata. Data e autor desconhecidos

Estação de São Lourenço da Mata em 2008. Foto Sydney Correa

Estação de São Lourenço da Mata em 2008. Foto Sydney Correa

Estação de São Lourenço da Mata em 2008. Foto Sydney Correa
   
     
Atualização: 22.03.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.