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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Celeste
Palma
Banco Verde
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (1883-1975)
RFFSA (1975-1979)
PALMA (antiga CAPIVARA)
Município de Palma, MG
Linha de Manhuaçu - km 337,032 (1960)   MG-1734
Altitude: 158 m   Inauguração: 09.06.1883
Uso atual: Centro cultural (2021)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880. Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense, onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977, e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Capivara foi inaugurada em 1883 pela E. F. Leopoldina.

Mais tarde, o seu nome foi alterado para Palma.

Em 1976, os trens, saindo de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegavam a Palma às 7:15.

Em 22/01/1979, foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula e Cisneiros, fechando de vez a estação. Os trens de passageiros, entretanto, já não corriam desde 1977. Com a modificação de trilhos na região de Cisneiros, Palma também perdeu os seus.

1885
AO LADO: Chegam os engenheiros para prolongar a linha do ramal até Manhuassu. Porém, isto demoraria 30 anos para acontecer (A Provincia de S. Paulo, 19/1/1885).
ACIMA: Mapa parcial do município de Palma nos anos 1950. Ainda incorporava Morro Alto (hoje Barão do Monte Alto). Ao sul, logo ao sul de Cisneiros, a linha segue a oeste para Recreio e a lests para Paraoquena - este é o ramal de Paraoquena (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958).
ACIMA: Vista aérea da cidade e estação nos anos 1970 (http://betometri.blogspot.com).

ACIMA: Sobre o túnel entre Palma e Banco Verde, a sua quilometragem (49,191) na época da construção e a sua extensão (26 m). (Foto Alexandre Sergio Ferreira Neves, 2009).
ACIMA: O túnel, como está hoje. Ambas as fotos foram tiradas na entrada a partir de Palma, já que, do lado de Banco Verde, a entrada foi fechada totalmente pela mata. O local é propriedade particular, estando em terras do sr. José Antonio, proprietário de uma pequena fazenda no local (Foto Alexandre Sergio Ferreira Neves, 2009).

(Fontes: Horacio Cardillo; Ricardo Machado; Alexandre Sergio Ferreira Neves; http://betometri. blogspot.com; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958; Revista Ferroviária, 2000; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79)
     

A estação de Palma...

...hoje sem trilhos...

...está ali meio jogada num canto...

...não muito bem conservada...

...mas ainda com o seu dístico e beleza simples...

...de velha estação da Leopoldina (Fotos Ricardo Machado em 2007)

A estação em 09/2017. Foto Horacio Cardillo

Estação de Palma em
Foto Julio Alves em 6/8/2021
 
     
Atualização: 06.08.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.