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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Retiro do Muriaé
Comendador Venâncio
Patrocínio do Muriaé
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. E. F. Carangola (1884-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1973)
COMENDADOR VENÂNCIO
(antiga LAGE)
Município de Itaperuna, RJ
Ramal do Poço Fundo - km 397,885 (1960)   RJ-1704
Altitude: 662 m   Inauguração: 15.10.1884
Uso atual: centro comunitário (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro do Carangola foi constituída em 20 de março de 1875. Tinha a concessão para diversas linhas nas Províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre essas, uma linha aberta entre as estações de Poço Fundo (Cândido Froes) e Patrocínio do Muriaé, servindo como ligação entre a Linha do Carangola e a Linha do Manhuaçu, denominações dadas pouco mais tarde pela Leopoldina, que ficou com todas essas linhas. O trecho recebeu o nome de ramal do Poço Fundo. Foi desativado em 1973.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lage foi inaugurada em 1884.

A localidade fica às margens do rio Muriaé - daí também ter sido chamada de Lage do Muriaé - mas a estação ficava interior adentro, e teve o seu nome alterado para Comendador Venâncio, um dos homens influentes da região no século 19. Isto ocorreu nos anos 1940, provavelmente por causa da distância da estação em relação à localidade e também porque esta se tornou um município cuja estação ficou fora dele, na área de Itaperuna.

A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.

Trens de passageiros foram desativados em 1973, quando a estação foi fechada.

Comendador Venâncio
era em 2009 a sede do 4o distrito do município de Itaperuna. A estação fora reformada em 2007-8, "com todos os padrões originais; foi uma luta de um jovem do distrito chamado Cazé, que incansavemente foi ao Rio de Janeiro buscar recursos para esta reforma, que teve uma parceria de uma companhia de telefonia e prefeitura" (Gilmar Valerriotti, 07/2007).

Estava em 2009 sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo de Itaperuna.


ACIMA: Antes e depois da restauração. Teriam existido anteriormente os óculos, que não aparecem antes da restauração? (Fotos Carlos José Pereira, 01/2009).

(Fontes: Gilmar Valerriotti; Carlos José Pereira; Julio C. E. Alves; Lucio Fernandes; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação em 2002. Foto Lucio Fernandes

A estação antes da restauração. Foto Carlos José Pereira em 2008

A estação depois da restauração. Foto Carlos José Pereira em 2008

A estação depois da restauração. Foto Carlos José Pereira em 2008

A estação depois da restauração. Foto Carlos José Pereira em 2008

A estação em 29/5/2016. Foto Julio C. E. Alves

A estação em 2019. Foto Foto de autor desconhecido
   
     
Atualização: 07.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.