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Cia. E. F. Carangola
(1884-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1973) |
COMENDADOR
VENÂNCIO
(antiga LAGE)
Município de Itaperuna, RJ |
Ramal do Poço Fundo - km 397,885
(1960) |
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RJ-1704 |
Altitude: 662 m |
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Inauguração: 15.10.1884 |
Uso atual: centro comunitário (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Companhia
Estrada de Ferro do Carangola foi constituída em 20 de março de 1875.
Tinha a concessão para diversas linhas nas Províncias do Rio de Janeiro
e do Espírito Santo. Entre essas, uma linha aberta entre as estações
de Poço Fundo (Cândido Froes) e Patrocínio do
Muriaé, servindo como ligação entre a Linha do
Carangola e a Linha do Manhuaçu, denominações
dadas pouco mais tarde pela Leopoldina, que ficou com todas essas
linhas. O trecho recebeu o nome de ramal do Poço Fundo. Foi
desativado em 1973. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lage foi inaugurada em 1884.
A localidade fica às margens do rio Muriaé - daí
também ter sido chamada de Lage do Muriaé - mas
a estação ficava interior adentro, e teve o seu nome
alterado para Comendador Venâncio, um dos homens influentes
da região no século 19. Isto ocorreu nos anos 1940,
provavelmente por causa da distância da estação
em relação à localidade e também porque
esta se tornou um município cuja estação ficou
fora dele, na área de Itaperuna.
A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama,
que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa
venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
Trens de passageiros foram desativados em 1973, quando a estação
foi fechada.
Comendador Venâncio era em 2009 a sede do 4o distrito
do município de Itaperuna. A estação fora
reformada em 2007-8, "com todos os padrões originais; foi
uma luta de um jovem do distrito chamado Cazé, que incansavemente
foi ao Rio de Janeiro buscar recursos para esta reforma, que teve
uma parceria de uma companhia de telefonia e prefeitura"
(Gilmar Valerriotti, 07/2007).
Estava em 2009 sob responsabilidade
da Secretaria Municipal de Turismo de Itaperuna.
ACIMA: Antes e depois da restauração.
Teriam existido anteriormente os óculos, que não aparecem
antes da restauração? (Fotos Carlos José Pereira,
01/2009).
(Fontes: Gilmar Valerriotti; Carlos José
Pereira; Julio C. E. Alves; Lucio Fernandes; Edmundo Siqueira: Resumo
Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo
Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação em 2002. Foto Lucio Fernandes |
A estação antes da restauração.
Foto Carlos José Pereira em 2008 |
A estação depois da restauração.
Foto Carlos José Pereira em 2008 |
A estação depois da restauração.
Foto Carlos José Pereira em 2008 |
A estação depois da restauração.
Foto Carlos José Pereira em 2008 |
A estação em 29/5/2016. Foto Julio C. E. Alves |
A estação em 2019. Foto Foto de autor desconhecido |
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Atualização:
07.10.2021
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