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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Vala do Souza
Cristal
Flora
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Leopoldina (c.1894-1972)
CRISTAL
Município de Jerônimo Monteiro, ES
Ramal Sul do Espírito Santo - km 517,540 (1960)   ES-3366
Altitude: 112 m   Inauguração: c.1894
Uso atual: demolida em 2007   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1908?
 
HISTORICO DA LINHA: O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e para Rive, do outro, bifurcando na estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26/10/1972. O outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação, em 05/11/1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo à estação de Coutinho, para transportar mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cristal (ou Parada Cristal) se localizava onde hoje é o Banco Banestes em Jerônimo Monteiro e não foi reconhecida pela ferrovia na época. Esta parada forçada continuou a ser feita mesmo após a inauguração da estação da Valla do
Souza
. Devido à insistência destes cafeicultores que forçavam a parada do trem na nascente povoação do Cristal, a Estrada de Ferro Caravellas (antecessora da Leopoldina Railway) resolveu reconhecer as duas estações, assim o trem parava na estação da Valla do Souza (hoje Parada Cristal), a 2 km acima no povoado do Cristal (centro da atual Jerônimo Monteiro e também onde foi construída a primeira estação de Valla do Souza, possivelmente em 1908). 

É importante informar que a sede do distrito da Valla do Souza era onde é hoje o bairro Parada Cristal. No local do atual centro da cidade de Jerônimo Monteiro, localizava-se o povoado denominado Sabino Pessoa, nome herdado da estação de ferro. Antes da inauguração da estação de Sabino Pessoa, o povoado tinha a denominação de Cristal, nome herdado da fazenda fundada por Cândido José Bossois. Com a substituição dos distritos por Vilas em 1943, foi suprimido o nome Sabino Pessoa, passando o nome para Valla do Souza. Mais tarde o distrito recebeu este mesmo nome. Devido a estas mudanças de nomes, a Estrada de Ferro Leopoldina resolveu passar o nome da primeira parada de trens de Valla do Souza para Parada Cristal em 10 de maio de 1946.

Notar que os dois parágrafos acima (de autoria de Cheyenne Figueiredo Cotta) são bastante confusos, tentando explicar como se alternaram os nomes de duas estações deste ramal, uma, a Parada Cristal, outra, Valla do Souza, além de outros nomes para as mesmas localidades, Jerônimo Monteiro e Sabino Pessoa. Os nomes que sobrevivem hoje são o do município de Jerônimo Monteiro e o do bairro de Parada Cristal.

Trens de passageiros circularam por ali até 1967.

Ela estava, em 2006, em ruínas, no meio do mato, com o seu velho banco de concreto ainda dentro.

Em maio de 2007, o trator passou, retirou o mato e a parte da plataformado lado direito (ver foto abaixo). Era o prenúncio de demolição de um bem que, embora abandonado e sem nenhum tipo de estilo arquitetônico, era um ícone da desaparecida e lendária Leopoldina. Acabou sendo demolida em outubro de 2007.

(Veja também Vala do Souza)


ACIMA: Anúncio publicado em revista de 1888 mostrava que a estação de Vala do Souza já existia nessa época. Mattosinhos é a futura estação de Coutinho, e Alegre é certamente a estação de Rive, terminal da linha e que estava na verdade a cerca de 9 km da cidade de Alegre, para onde a linha foi prolongada somente em 1912 (Acervo Paulo Thiengo).

ACIMA: Planta de construção da Parada Cristal (Leopoldina Rwy, 1908 (Acervo Paulo Thiengo).

ACIMA: Planta de construção da estação de Parada Cristal (Leopoldina Rwy, 1908 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR) (Acervo Paulo Thiengo).

ACIMA: Mudança de nome da estação de Vala do Souza para Cristal (Leopoldina Rwy. (A Noite, 10/5/1946 - Acervo Paulo Thiengo).
ACIMA: Construção da estação de Cristal em 1950 (Leopoldina Rwy (O Alegrense, 23/4/1950 - Acervo Paulo Thiengo).

(Fontes: Marcos A. Farias; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960; Cheyenns Figueiredo Cotta)
     

Parece uma caixa d'água mas são as ruínas da própria parada Cristal, em 01/01/2006. Foto Marcos A. Farias

Dentro, o banco para espera do trem, em 01/01/2006. Foto Marcos A. Farias

A parada em 05/2007, já sem um lado da plataforma. Foto Marcos A. Farias

A parada já demolida em 20/10/2007. Foto Cheyenne Figueiredo Cotta
 
     
Atualização: 09.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.