A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
São Romão
Guaçuí
Celina
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
 
E. F. Leopoldina (1913-1971)
GUAÇUÍ (antiga VEADO)
Município de Guaçuí, ES
Ramal Sul do Espírito Santo - km 578,070 (1960)   ES-1718
Altitude: 589 m   Inauguração: 24.09.1913
Uso atual: demolida em 1974   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e para Rive, do outro, bifurcando na estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26/10/1972. O outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação, em 05/11/1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo à estação de Coutinho, para transportar mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Veado foi inaugurada em 1913, no prolongamento do ramal, aberto entre Alegre e Espera Feliz, na linha do Manhuaçu, em Minas Gerais. A cidade já existia desde meados do século 19.

De 1930 a 1943, o município passou a se chamar Siqueira Campos. O nome da estação, no entanto, manteve o nome anterior de Veado até a mudança de 1943. Aí ambos foram chamados por um novo nome, Guaçuí.

Trens de passageiros circularam por Guaçuí até novembro de 1971, quando o trecho Espera Feliz-Guaçuí teve o tráfego suspenso. O trecho a partir da estação até Coutinho e Cachoeiro já havia sido suprimido no final dos anos 1960.

Segundo Alex Amaral Lobato, de Carangola, MG, e Josei Gouvêa, a estação foi demolida em 1974 para dar lugar a uma praça, "sinal de descaso". Na verdade, foi construído ali o prédio da prefeitura.

"Hoje tenho muita dó da estação de Guaçuí, onde morei também, e que desmancharam para construir o prédio da prefeitura. Meu pai era agente chefe e morreu trabalhando" (Celeste Bottrel, 03/2006).

1932.
AO LADO:
A estação deveria mudar de nome, mas não conseguiram desta vez (O Estado de S. Paulo, 28/6/1932).

ACIMA: A cidade de Guaçuí nos anos 1950. A estação está à esquerda. Hoje ali é o prédio da prefeitura (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VII, 1957 - Foto Tibor Rablonski).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Celeste Bottrel; Marcos T. Farias; Wanderley Duck; O Malho, 1926; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1957; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A estação em 1926. Foto O Malho, 25/12/1926

A estação e o pátio vistas do alto, foto sem data. Acervo Wanderley Duck

A locomotiva da Leopoldina parada na estação, foto sem data. Acervo Wanderley Duck

A estação de Guacuí, já sem trilhos, sem data. Acervo Wanderley Duc
k  
     
Atualização: 10.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.