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E. F. Maricá
(1913-1964) |
BACAXÁ
Município de Saquarema, RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 100 (1960)
km 100,776 (1960) |
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RJ-1684 |
Altitude: 17 m |
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Inauguração: 04.08.1913 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá
teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de
Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894
a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente
da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha
com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento,
e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto,
o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à
empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo
Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio,
onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica
foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou
para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General
Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962,
parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá.
Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói
a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia
foi finalmente erradicada em 31/01/1966. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bacaxá foi inaugurada em 1913, quando do prolongamento
da ferrovia até Araruama.
"As principais mercadorias que embarcavam na
estação Bacaxá eram: limão, galinhas, bois e porcos, procedentes das
muitas fazendas que existiam na região. Os moradores de Saquarema
utilizavam o trem para ir a Niterói ou então de lá, chegar ao Rio
de Janeiro através das barcas, os que moravam próximo à estação aproveitavam
a parada do trem para vender doces" (Eduardo
Margarit: O resgate da história de uma ferrovia nas escolas
da região dos lagos fluminenses, UFF, 2009).
Foi ponta da linha por alguns meses até os trilhos chegarem a Araruama em dezembro.
Já
foi demolida.
ACIMA: Pátio e estação de
Bacaxá e parte da vila, em 1961 (Eduardo Margarit: O resgate
da história de uma ferrovia nas escolas da região dos
lagos fluminenses, UFF, 2009).
(Fontes: Daniel Gentili; André Martins Borges;
O Malho, 1929; Eduardo Margarit: O resgate da história de uma
ferrovia nas escolas da região dos lagos fluminenses, UFF,
2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Bacaxá em 1929. O Malho,19/10/1929 |
A estação em desenho. Autor desconhecido. Cessão
André Martins Borges |
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Atualização:
18.03.2023
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