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E. F. Maricá
(1937-1964) |
CAMPO REDONDO
Município de São Pedro da Aldeia,
RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio
- km 149,943 (1960) |
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RJ-4951 |
Altitude: 9 m |
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Inauguração: 11.09.1939 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando
as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e
somente em 1894 a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo
Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República,
conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída
para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba
Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou
e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins
de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou,
em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias.
Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins
dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair
da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves.
Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964,
parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens
de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto
do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada
em 31/01/1966. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Campo Redondo foi inaugurada em 1939.
Foi fechada nos anos 1960 com a desativação da linha.
(Fontes: Fernando Marietan, 2016; Ricardo Corte, 2012; Rodrigo Silva, 2010; Daniel
Gentili; Carlos Euclides Miguez; Newton Carneiro, anos 1990; Laís Gomes, 2003;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Atualização:
24.03.2023
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