A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Javarena
Fazenda da Pedra
Ernesto Machado
...

...
 
 
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
FAZENDA DA PEDRA
Município de
Linha de Campos a Miracema - km 343,028 (1960)   RJ-1844
  Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.
 
A ESTAÇÃO: Ainda passam raros trens cargueiros pela velha parada de Fazenda da Pedra, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980. Já foi demolida,

ACIMA: A plataforma da estação junto a um bueiro e a árvore vista também na foto abaixo. Ao fundo, a escada de acesso à parte coberta que caiu (Foto Ricardo Quintero de Mattos, julho de 2008).
hoje resta somente a plataforma junto a uma árvore. A parada certamente atendia à fazenda, no passado. É uma bela propriedade que fica sob uma grande rocha que lhe dá o nome. Curiosamente o dono se apossou de uma caixa d'agua da ferrovia e a instalou na fazenda. É possivel vê-la da estrada asfaltada. A estação na verdade era só uma parada, como dizem os ferroviários, um estribo. Uma plataforma com uma coberta, que caiu há poucos anos. Fica em frente à entrada da Fazenda da Pedra. A sede da fazenda está para a esquerda e não pode ser vista na foto acima.
     

A plataforma da antiga parada de Fazenda da Pedra, em 01/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
 
     
Atualização: 18.08.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.