|
|
E.
F. Santo Antonio de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JAVARENA
Município
de |
Linha de
Campos a Miracema - km |
|
RJ-1838 |
|
|
Inauguração: 1880 |
Uso atual: n/d |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO
DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis
foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick
e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua,
com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca
(São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta
aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883,
desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F.
Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos
pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina.
A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima
a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações
dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado
de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980
ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a
linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos,
o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros,
na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando
o trecho Paraoquena-Miracema desativado. |
|
A ESTAÇÃO:
Aberta em 1880 com o nome de Boa Vista, teve o nome alterado
para Javarena em meados dos anos 1940. Ainda passam raros trens
cargueiros pela estação de, mas os trens de passageiros
deixaram de passar por ali desde o início da década
de 1980. |
|
|
|
A estação de Javarena, em 01/2004. Foto Gutierrez
L. Coelho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
18.08.2009
|
|