A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Mundéus
Glicério
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (1891-1963)
GLICÉRIO (antiga CRUBIXAIS)
Município de Macaé, RJ
Ramal de Glicério - km 264,685 (1960)   RJ-1674
Altitude: 79 m   Inauguração: 07.04.1891
Uso atual: abandonada (2022)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Glicério foi aberto em 1891 partindo da estação de Macaé, na linha do litoral. Curto, com apenas duas estações, ele foi desativado em 2/11/1961 e extinto oficialmente em 22/08/1963.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Glicério foi aberta como ponta do ramal do mesmo nome em 1891. Durante o projeto da linha, a futura estação chamava-se Saudade (ver mapas de 1888 e 1892 abaixo).

André Simplicio Carvalho
afirma que há uma grande confusão no livro sobre a história da EFL acerca desse trecho, mas verificando a Hemeroteca Digital da BN confirmou as seguintes informações: Em 4 de dezembro de 1889 houve um anúncio no Jornal do Comercio e também no A Provincia de S. Paulo (ver caixa abaixo, de 1889, onde este último jornal não falava isto com todos os detalhes do outro), declarando uma concessão de empréstimo à Cia. Indústria, Lavoura e Viação de Macahé. O recurso se destinava à construção de uma estrada entre a cidade de Macahé e a Serra do Frade com a extensão de 60 km, dos quais 10 km já estavam construídos. A companhia dava como garantia do empréstimo a própria linha já construída e um engenho conhecido como Engenho Central.

Ela foi inaugurada oficialmente em 7 de abril de 1891 com uma viagem de 2 horas de duração entre Macaé e Glicério e entregue para a Leopoldina de 9 de maio de 1898 através do decreto 2.896. Sua extensão total era de 42 km e 700 metros.

Várias fontes dão como razão da existência desse ramal uma ligação com a cidade de Nova Friburgo pela Leopoldina, fato que jamais se realizou.

Durante algum tempo chamou-se Crubixais, voltando depois ao seu nome original.

Foi desativada com o ramal, em 1961, sob muitos protestos e até ações de violência. O prédio da antiga estação, depois disso, foi usado em
festas locais e como casa de cultura. Glicério é um distrito da cidade de Macaé. Foi reformado no final de 2004, mas em 2016 estava abandonada de novo, com diversas telhas já caídas no chão e com risco de queda do prédio.

Da antiga estação de Glicério, no município de Macaé, onde esteve Renato Cabral Ramos, da UFRJ em 1o de junho de 2022, restavam apenas as paredes. A Prefeitura havia retirado as telhas (canal) e levado-as para a sede municipal. Bom, enquanto ainda exiarieem as paredes, sempre haverá uma esperança de uma reabilitação do prédio...

Um abraço,

Renato R. Cabral Ramos UFRJ

ACIMA: Neste mapa de 1888, a estação de Saudade seria poucos anos depois a estação de Glicerio. Reparar no prolongamento planejado (e nunca executado) (Fonte desconhecida).

1889
AO LADO: A concessão do ramal (A Provincia de S. Paulo, 12/12/1889).

ACIMA: Neste mapa de 1892, a estação de Glicerio, escrita em vermelho,no alto do mapa; ao lado está escrito Saudade, em preto. Reparar no prolongamento planejado (e nunca executado) até Conceição do Frade (Fonte desconhecida).

1924
AO LADO: Inundações param o tráfego no ramal. (O Estado de S. Paulo, 25/1/1924).
ACIMA: Trem no pátio de Glicerio. Data desconhecida.

ACIMA: Pátio de Glicerio, sem data. Data desconhecida (Cessão Bruno Tavares).

1961
AO LADO: O fim do ramal em 2/11/1961 não foi assimilado facilmente pelos usuários. CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Jornal do Brasil, 7/11/1961).
ACIMA: Estação de Glicerio; ao fundo, lado esquerdo, a locomotiva 54 e um girador. Data desconhecida (Acervo Nilton Abreu Jr).

(Fontes: André Simplicio Carvalho; Everaldo Esterque; Bruno Tavares; Nilton Abreu Jr; Alvaro Tomei; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Glicério antes da reforma, em 2004. Foto Everaldo Esterque

A estação de Glicério antes da reforma, em 2004. Foto Everaldo Esterque

A estação de Glicério depois da reforma, em 2005. Foto Everaldo Esterque

A estação de Glicério depois da reforma, em 2005. Foto Everaldo Esterque

Foi reformada em 2005 e em 2008 já estava em ruínas. Foto Carlos Latuff

A estação de Glicerio em ruínas em 28/5/2022. Foto Vitor Langaro

A estação de Glicerio em ruínas em 28/5/2022. Foto Vitor Langaro

   
     
Atualização: 07.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.