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E. F. Santo Antonio
de Pádua (1883-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1970) |
MIRACEMA
Município de Miracema, RJ (veja
a cidade) |
Linha de Campos a Miracema - km 461,202
(1960) |
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RJ-1868 |
Altitude: 137 m |
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Inauguração: 17.08.1883 |
Uso atual: estação rodoviária
(2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: entre 1935 e 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: A
ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por
uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro
lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia
estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos
Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até
Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884,
este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema
já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já
pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do
Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal
de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele
ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado
de transportar passageiros desde o início dos anos 1980 (em
1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos),
a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos
últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam
direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena
até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Miracema foi aberta pela E. F. Santo Antonio de Pádua
em agosto de 1883, como estação terminal da ferrovia que vinha
desde Luca (São Fidélis). Os jornais afirmavam que foi em 13 de agosto (ver caixa abaixo, de 1883), enquando Cyro Pessoa Jr. na sua obra Estudo Descritivo das Estradas de
Ferro do Brasil, de 1886, dava a data de 17 deste mês.; A cidade já
se chamava então Miracema, tendo tido o nome alterado
do original, Santo Antonio dos Brotos, poucos anos antes.
A data de abertura é citada pelo Guia Geral das Estradas de ferro do Brasil, de 1960
como tendo ocorrido em 17 de agosto. A noticia do jornal A Provincia de S. Paulo dá o dia 13 de agosto como a inauguração da linha desde Santo Antonio de Padua (ver caixa abaixo, de 14/3/1883).
A descrição
do local em 1884 era: "Na estação da Barra,
freguezia de Santo Antonio de Pádua: um edifício no
ponto terminal da linha, solidamente construído, e uma casinha
de madeira annexa, coberta de zinco" (Estradas de Ferro
do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).
Em 1891, com a ligação
entre São Fidelis e Campos, Miracema passou a ser a ponta final da linha de Campos a Miracema, já
então da E. F. Leopoldina. A estação era a que
aparece logo abaixo, na primeira fotografia.
Nos anos 1930 (data estimada,
pelo estilo do prédio), a estação foi derrubada
e uma maior e mais moderna foi construída.
No início
dos anos 1970, o pequeno trecho entre Paraoquena e Miracema foi suprimido, com os trens passando a correr direto de Recreio,
via Cisneiros, Paraoquena, até Campos.
A estação ferroviária de Miracema foi,
então, desativada e virou estação rodoviária, ainda com este uso em 2021.
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1883
AO LADO: Inauguração do trecho Santo Antgonio de Padua a Miracema em 13 de agosto ((A Provincia de S. Paulo,, 14/08/1883). |
ACIMA: Estação de Miracema recepciona
o então ex-presidente da República Nilo Peçanha
em 1917 (Fon-Fon, 1917).
ACIMA: Em frente à plataforma de embarque
da estação ferroviária de Miracema (vista à
esquerda), ainda em atividade então nos anos 1950, o prédio
da Fiação e Tecelagem São Martino, aproveitando
o algodão que, pelo menos nessa época, era abundante
na região (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, vol. VII, 1957).
ACIMA: Vista lateral da estação anos 1950 (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, vol. XXII, 1959 - p. 306).
ACIMA: A fábrica foi fundada em 1906,
e foi Medalha de Ouro em 1908 pela qualidade dos tecidos, na exposição
em comemoração ao Centenário da Abertura dos Portos no Rio de Janeiro.
E DERRUBARAM O PRÉDIO!!! Só no Brasil, mesmo. Abaixo,
o que sobrou da parede frontal em 2006, e a restauração
do pequeno pedaço que ficou, em foto de 2007 (www.logradourosdemiracemarj.blogspot.com).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ricardo
Q. Mattos; Angel Tostes, 2008; www.logradourosdemiracemarj.blogspot.com;
Fon-Fon, 1917; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, 1957; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina
Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de
Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-1980) |
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A estação de Miracema no final do século
XIX. Autor desconhecido, Extraída do site www.logradourosdemiracemarj.
blogspot.com |
A segunda estação de Miracema, hoje estação
rodoviária, em 2001. Autor desconhecido |
A segunda estação em julho de 2008. Foto Ricardo
Q. Mattos |
A estação em agosto de 2016. Foto Fernando Marietan |
A estação (plataforma) em agosto de 2016. Foto Julio Alves |
A estação (fachada) em 4/6/2021. Foto Julio Alves |
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Atualização:
04.12.2022
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