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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Campelo
Miracema
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Santo Antonio de Pádua (1883-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1970)
MIRACEMA
Município de Miracema, RJ (veja a cidade)
Linha de Campos a Miracema - km 461,202 (1960)   RJ-1868
Altitude: 137 m   Inauguração: 17.08.1883
Uso atual: estação rodoviária (2021)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: entre 1935 e 1942
 
 
HISTORICO DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 1980 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Miracema foi aberta pela E. F. Santo Antonio de Pádua em agosto de 1883, como estação terminal da ferrovia que vinha desde Luca (São Fidélis). Os jornais afirmavam que foi em 13 de agosto (ver caixa abaixo, de 1883), enquando Cyro Pessoa Jr. na sua obra Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, de 1886, dava a data de 17 deste mês.; A cidade já se chamava então Miracema, tendo tido o nome alterado do original, Santo Antonio dos Brotos, poucos anos antes.

A data de abertura é citada pelo Guia Geral das Estradas de ferro do Brasil, de 1960 como tendo ocorrido em 17 de agosto. A noticia do jornal A Provincia de S. Paulo dá o dia 13 de agosto como a inauguração da linha desde Santo Antonio de Padua (ver caixa abaixo, de 14/3/1883).

A descrição do local em 1884 era: "Na estação da Barra, freguezia de Santo Antonio de Pádua: um edifício no ponto terminal da linha, solidamente construído, e uma casinha de madeira annexa, coberta de zinco" (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).

Em 1891, com a ligação entre São Fidelis
e Campos, Miracema passou a ser a ponta final da linha de Campos a Miracema, já então da E. F. Leopoldina. A estação era a que aparece logo abaixo, na primeira fotografia.

Nos anos 1930 (data estimada, pelo estilo do prédio), a estação foi derrubada e uma maior e mais moderna foi construída.

No início dos anos 1970, o pequeno trecho entre Paraoquena e Miracema foi suprimido, com os trens passando a correr direto de Recreio, via Cisneiros, Paraoquena, até Campos. A estação ferroviária de Miracema foi, então, desativada e virou estação rodoviária, ainda com este uso em 2021.

1883
AO LADO: Inauguração do trecho Santo Antgonio de Padua a Miracema em 13 de agosto ((A Provincia de S. Paulo,, 14/08/1883).

ACIMA: Estação de Miracema recepciona o então ex-presidente da República Nilo Peçanha em 1917 (Fon-Fon, 1917).


ACIMA: Em frente à plataforma de embarque da estação ferroviária de Miracema (vista à esquerda), ainda em atividade então nos anos 1950, o prédio da Fiação e Tecelagem São Martino, aproveitando o algodão que, pelo menos nessa época, era abundante na região (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. VII, 1957).

ACIMA: Vista lateral da estação anos 1950 (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XXII, 1959 - p. 306).

ACIMA: A fábrica foi fundada em 1906, e foi Medalha de Ouro em 1908 pela qualidade dos tecidos, na exposição em comemoração ao Centenário da Abertura dos Portos no Rio de Janeiro. E DERRUBARAM O PRÉDIO!!! Só no Brasil, mesmo. Abaixo, o que sobrou da parede frontal em 2006, e a restauração do pequeno pedaço que ficou, em foto de 2007 (www.logradourosdemiracemarj.blogspot.com).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ricardo Q. Mattos; Angel Tostes, 2008; www.logradourosdemiracemarj.blogspot.com; Fon-Fon, 1917; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1957; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A estação de Miracema no final do século XIX. Autor desconhecido, Extraída do site www.logradourosdemiracemarj.
blogspot.com

A segunda estação de Miracema, hoje estação rodoviária, em 2001. Autor desconhecido

A segunda estação em julho de 2008. Foto Ricardo Q. Mattos

A estação em agosto de 2016. Foto Fernando Marietan

A estação (plataforma) em agosto de 2016. Foto Julio Alves

A estação (fachada) em 4/6/2021. Foto Julio Alves
     
   
     
Atualização: 04.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.