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E. F. Santo Antonio
de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
FIDELIS (antiga LUCA)
Município de São Fidélis,
RJ |
Linha de Campos a Miracema - km
367,077 (1960) |
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RJ-1672 |
Altitude: 24 m |
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Inauguração: 1880 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por
uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro
lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia
estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos
Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até
Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884,
esta última foi vendida à E. F. Macaé a Campos.
Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela
junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha
era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a
Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações
dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado
de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980
ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a
linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos,
o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros,
na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando
o trecho Paraoquena-Miracema desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Luca foi inaugurada em 1880 como a estação
inicial da E. F. Santo Antonio de Pádua, que ligava
a cidade de Luca (São Fidélis) a Valão
das Antas (Cambuci).
Poucos anos mais tarde, a estrada foi estendida até Santo
Antonio dos Brotos (Miracema).
Ainda nos anos 1880, o nome da cidade de Luca foi alterado
para São Fidélis.
Esta era a descrição do pátio da estação
em 1884: "Na estação de São Fidélis,
freguesia do mesmo nome: uma casa de pau a pique, coberta de telha,
com 4 portas e 3 janellas de frente; uma armazem para cargas, coberto
de telha, com 10 portões e uma coberta anexa; uma casa de pau
a pique, com 4 janellas de frente; outra de construcção
ligeira, com 3 janellas; outra de pau a pique, coberta de zinco, com
2 janellas de frente; outra mais, com eguais caracteristicas; e mais
duas de porta e janella, cobertas de zinco; um eificio para officinas,
coberto de telhas, aberto nas extremidades, e nos fundos
duas meias aguas; varias plataformas; e mais assim os terrenos
onde se acham todas essas construcções, com 826 metros
por 124, confrontando ao sul com o rio Parahyba, ao norte com terras
de Antonio Pitta de Castro, a leste e oeste com quem de direito"
(Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).
Em 1891, São Fidélis foi ligada a Campos,
já então pela Leopoldina, e a linha passou a se chamar Linha de Campos a Miracema.
Os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde meados da
década de 1980.
Ainda passavam raros trens cargueiros por São Fidélis
em 2008. Em 2016 a linha já estava abandonada.
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1888 AO
LADO: Escolhas de trajetos ferroviários. A Chave do Faria era a primitiva estação de Aperibé, a 20 km dali (e depois deve ter voltado de trem para Padua, DEpois somente para São Fidelis.
(O Estado de S. Paulo, 7/8/1888) |
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1891
AO
LADO: Ponte em construção em São Fidelis. A CGE era como a Leopoldina era chamada na época
(O Estado de S. Paulo, 30/7/1891). |
ACIMA: Estação de São Fidelis, sem data. Autor desconhecido.
ACIMA: A linha da Leopoldina passa por São
Fidelis nos anos 1950. Desconheço a posição da
estação nesta fotografia, pois não conheço
a cidade. Aparentemente não se podem ver os desvios da estação,
o que seria uma forma de se tentar localizá-la na foto (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. VII, 1957).
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1950
AO
LADO: Descarrilamento de trem de carga em São Fidelis
(Folha da Manhã, 18/4/1950).
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(Fontes: Haroldo Pereira da Silva Porto, 2017; Hugo
Caramuru, 1982; Ricardo Q. Mattos, 2008; Cyro Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do
Brasil, p.286, 1886; Folha da Manhã, 1950; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1957; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, provavelmente anos 1930. Autor desconhecido
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A estação em 1982. Foto Hugo Caramuru |
A estação de São Fidelis, em 2001. Autor
desconhecido |
A estação em 2008. Foto Ricardo Q. Mattos |
A estação em 2008. Foto Ricardo Q. Mattos |
A estação em 12/8/2017. Foto Haroldo Pereira da Silva Porto Jr |
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Atualização:
26.04.2023
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