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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ernesto Machado
São Fidélis
Grumarim
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Santo Antonio de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
SÃO FIDELIS (antiga LUCA)
Município de São Fidélis, RJ
Linha de Campos a Miracema - km 367,077 (1960)   RJ-1672
Altitude: 24 m   Inauguração: 1880
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, esta última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Luca foi inaugurada em 1880 como a estação inicial da E. F. Santo Antonio de Pádua, que ligava a cidade de Luca (São Fidélis) a Valão das Antas (Cambuci).

Poucos anos mais tarde, a estrada foi estendida até Santo Antonio dos Brotos (Miracema).

Ainda nos anos 1880, o nome da cidade de Luca foi alterado para São Fidélis.

Esta era a descrição do pátio da estação em 1884: "Na estação de São Fidélis, freguesia do mesmo nome: uma casa de pau a pique, coberta de telha, com 4 portas e 3 janellas de frente; uma armazem para cargas, coberto de telha, com 10 portões e uma coberta anexa; uma casa de pau a pique, com 4 janellas de frente; outra de construcção ligeira, com 3 janellas; outra de pau a pique, coberta de zinco, com 2 janellas de frente; outra mais, com eguais caracteristicas; e mais duas de porta e janella, cobertas de zinco; um eificio para officinas, coberto de telhas, aberto nas extremidades, e nos fundos duas meias aguas; varias plataformas; e mais assim os terrenos onde se acham todas essas construcções, com 826 metros por 124, confrontando ao sul com o rio Parahyba, ao norte com terras de Antonio Pitta de Castro, a leste e oeste com quem de direito" (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).

Em 1891, São Fidélis foi ligada a Campos, já então pela Leopoldina, e a linha passou a se chamar Linha de Campos a Miracema.

Os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde meados da década de 1980.

Ainda passavam raros trens cargueiros por São Fidélis em 2008. Em 2016 a linha já estava abandonada.

1888
AO LADO: Escolhas de trajetos ferroviários. A Chave do Faria era a primitiva estação de Aperibé, a 20 km dali (e depois deve ter voltado de trem para Padua, DEpois somente para São Fidelis. (O Estado de S. Paulo, 7/8/1888)

1891
AO LADO:
Ponte em construção em São Fidelis. A CGE era como a Leopoldina era chamada na época (O Estado de S. Paulo, 30/7/1891).

ACIMA: Estação de São Fidelis, sem data. Autor desconhecido.

ACIMA: A linha da Leopoldina passa por São Fidelis nos anos 1950. Desconheço a posição da estação nesta fotografia, pois não conheço a cidade. Aparentemente não se podem ver os desvios da estação, o que seria uma forma de se tentar localizá-la na foto (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. VII, 1957).

1950
AO LADO:
Descarrilamento de trem de carga em São Fidelis (Folha da Manhã, 18/4/1950).
(Fontes: Haroldo Pereira da Silva Porto, 2017; Hugo Caramuru, 1982; Ricardo Q. Mattos, 2008; Cyro Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brasil, p.286, 1886; Folha da Manhã, 1950; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1957; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, provavelmente anos 1930. Autor desconhecido

A estação em 1982. Foto Hugo Caramuru

A estação de São Fidelis, em 2001. Autor desconhecido

A estação em 2008. Foto Ricardo Q. Mattos

A estação em 2008. Foto Ricardo Q. Mattos

A estação em 12/8/2017. Foto Haroldo Pereira da Silva Porto Jr
     
Atualização: 26.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.