|
|
E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
Flumitrens/Central (1996-2011)
Supervia (2011-) |
IDEAL
Município de |
Ramal de Teresópolis - km |
|
RJ-1881 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: parada de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Ideal
é apenas uma plataforma com cobertura. |
|
|
|
A parada Ideal, em 02/2004. Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
17.03.2016
|
|