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Indice de estações
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Fazendinha
José Augusto Vieira
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Mapa da linha - 1926
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do
Brasil (1929-1957)
E. F. Leopoldina (1957) |
JOSÉ
AUGUSTO VIEIRA
(antiga VÁRZEA DE TERESÓPOLIS)
Município de Teresópolis, RJ |
Ramal de Teresópolis - km 37,690
(1925) |
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RJ-1877 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1929 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de José Augusto Vieira era a estação final
da linha de Teresópolis, e foi aberta 20 anos depois de a linha
alcançar a cidade, em 1908, quando chegara somente até
a parte alta (Alto Teresópolis).
Por fim, a estação foi inaugurada em 1929, quando
a E. F. Central do Brasil já operava a linha. O nome José Augusto Vieira homenageava
o construtor da linha.
Ficava na parte baixa
da cidade, e seu nome original foi Várzea de Teresópolis,
nome que ficou até os anos 1940.
É fácil concluir que o povo chamava
a estação sempre pelo nome mais antigo, Várzea,
muito mais fácil.
Depois da desativação da estação em 1956, o nome Augusto Vieira passou a denominar
uma estação na mesma linha, mas entre Magé e Guapimirim.
A estação foi demolida pouquíssimo
depois de sua desativação, em 1957, e em 2018 estavam no local
erigidos o forum da cidade e um colégio.
"Eu
também me lembro de quando um grande temporal fez com que caísse uma
barreira do alto do morro que ficava atrás da estação da Várzea em
Teresópolis, soterrando a locomotiva e alguns vagões. Creio que daquela
data em diante o serviço foi descontinuado em função dos grandes prejuízos
que a chuva daquele verão causou aos trilhos ao longo da serra. Eu
sei por que daquela época em diante passamos a tomar um ônibus que
ia pela Rio - Petrópolis ou íamos no Mercury 1949 que meu pai dirigia"
(Amaro Rocha, 02/2008).
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1922
AO LADO: Caiu um raio na estação (O Estado de S. Paulo, 2/4/1922). |
ACIMA: A estação, talvez nos anos
1940 ou 1950, com o nome "Therezopolis". Curioso - nenhuma
estação no município tinha o nome da cidade.
A principal era a de Várzea de Teresópolis, que também
se chamava José Augusto Vieira - mas em cima, o nome que apareceia
era o da cidade: Teresópolis.
ACIMA: Pátio e estação
vistos de cima (morro?) (Autores e datas desconhecidos).
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Amaro Rocha; Revista da Semana,
1926) |
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A estação, provavelmente final dos anos 1920.
Foto cedida por Pedro Paulo Resende |
A estação, provavelmente nos anos 1930. Foto cedida
por Pedro Paulo Resende |
Desabamento da barreira atrás da estação
atinge trens na plataforma, em 1952. Foto cedida por Pedro Paulo
Resende |
A estação, provavelmente algum tempo depois do
desabamento de 1952, pois vê-se o morro desbarrancado.
Foto cedida por Pedro Paulo Resende |
A estação, em 1957, já desativada e pouco
antes de sua demolição. Foto cedida por Pedro
Paulo Resende |
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Atualização:
22.09.2018
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