|
|
E. F. Teresópolis
(1896-1919)
E. F. Central do Brasil (1919 -1957)
E. F. Leopoldina (1957-1975)
RFFSA (1975-1996)
Flumitrens/Central (1996-2011)
Supervias (2011) |
PARADA
MODELO
Município de |
Ramal de Teresópolis-km 19,620(1925) |
|
RJ-1898 |
|
|
Inauguração: 1896 |
Uso atual: parada de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
|
A ESTAÇÃO: A Parada Modelo
parece ter sido aberta com a linha da E. F. Teresopolis, em 1896.
Também era conhecida como Fazenda Modelo. "Sou
nascido em 1946 no Rio de Janeiro, bairro do Leblon, e lembro-me que
minha mãe costumava a me vestir com um "guarda-pó" branco para proteger
a minha roupa das cinzas e do carvão, o que não ajudava muito em termos
do meu rosto, que sempre do lado de fora, ficava preto ao final da
viagem (o topete colado com "Gumex" ficava inalterado e duro feito
pedra). Na Parada Modelo, mudava-se de trem e subia-se com a ajuda
de uma "maria-fumaça" de "cremalheira". A subida era tão lenta que
comprávamos banana ouro e banana-maçã na mão dos vendedores ambulantes,
meninos que caminhavam ao lado do trem enquanto ele subia pela serra
dos Órgãos acima" (Amaro Rocha, 02/2008). É
hoje (2004) uma das estações de subúrbio dos
trens metropolitanos da Central. |
|
|
|
A Parada Modelo em 02/2004. Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.05.2011
|
|