A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Capim
Parada Modelo
Bananal
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Teresópolis (1896-1919)
E. F. Central do Brasil (1919 -1957)
E. F. Leopoldina (1957-1975)
RFFSA (1975-1996)
Flumitrens/Central (1996-2011)
Supervias (2011)
PARADA MODELO
Município de
Ramal de Teresópolis-km 19,620(1925)   RJ-1898
    Inauguração: 1896
Uso atual: parada de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: E. F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis, operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis; no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados desde 2011 pela Flumitrens/Central.
 
A ESTAÇÃO: A Parada Modelo parece ter sido aberta com a linha da E. F. Teresopolis, em 1896. Também era conhecida como Fazenda Modelo. "Sou nascido em 1946 no Rio de Janeiro, bairro do Leblon, e lembro-me que minha mãe costumava a me vestir com um "guarda-pó" branco para proteger a minha roupa das cinzas e do carvão, o que não ajudava muito em termos do meu rosto, que sempre do lado de fora, ficava preto ao final da viagem (o topete colado com "Gumex" ficava inalterado e duro feito pedra). Na Parada Modelo, mudava-se de trem e subia-se com a ajuda de uma "maria-fumaça" de "cremalheira". A subida era tão lenta que comprávamos banana ouro e banana-maçã na mão dos vendedores ambulantes, meninos que caminhavam ao lado do trem enquanto ele subia pela serra dos Órgãos acima" (Amaro Rocha, 02/2008). É hoje (2004) uma das estações de subúrbio dos trens metropolitanos da Central.
     

A Parada Modelo em 02/2004. Foto Carlos Latuff
     
 
     
Atualização: 29.05.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.